segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Máquina fotográfica (dicas e dados)

                
Dados para escolher a máquina fotográfica e dicas de como obter boas fotos:


- CARTÃO DE MEMÓRIA: 4 GB é suficiente para armazenar mais de mil fotos de bom tamanho. É importante verificar a velocidade de processamento da imagem do cartão. Opte por modelos com velocidade média de 30 MB por segundo.


- LENTES: fuja das lentes de plástico e de vidro comuns nas máquinas compactas. Elas devem ser de cristal para a produção de boas imagens.

- CCD:        é um chip que captura a imagem a ser armazenada, quanto maior ele for, será melhor.
                 
- BATERIA: prefira as de íon-lítio que duram mais e podem ser carregadas.

- QUANTIDADE DE MEGAPIXELS: os pixels indicam o tamanho da foto e quanto ela poderá ser ampliada. Para um usuário comum, que vai imprimir fotos de tamanho padrão (10x15 cm), 4 megapixeis são suficientes.
                             
- O ALCANCE DO ISO: o alcance do iso é vendido como promessa de boas fotos com pouca luz. Mas cuidado, quanto mais alto for o ISO, menos detalhes a foto terá.

- A POTÊNCIA DO ZOOM: o zoom serve para aproximar uma imagem. Uma foto não fica melhor apenas pela potência do zoom. Há dois tipos de zoom: o ótico e o digital. O zoom ótico em geral produz imagens de melhor qualidade.

- VIDA ÚTIL: a durabilidade das câmeras depende da qualidade da fabricação combinada com o tipo de uso. Segundo os especialistas, uma máquina fotográfica de bom padrão é capaz de realizar, em média, 50 mil imagens. Acima disso, começa a dar defeito.

CÂMERA NO CELULAR: os novos smartphones costumam vir equipados com câmeras fotográficas de relativa qualidade. Alguns modelos oferecem alta resolução, filmam e possuem aplicativos que permitem ao usuário manipular as fotos. As câmeras no celular deixam a desejar quando ajustes ópticos são necessários. Registrar ambientes com pouca luz ou objetos a longa distância pode ser um problema.

PARA OBTER BOAS FOTOS:

- para paisagens, prefira o final da tarde ou o início do dia;
- não utilize o modo automático da câmera caso queira captar o dourado do sol, esfria as cores;
- mantenha-se de costas para o sol ao tirar a fotografia;
- evite usar o flash, ele estoura o primeiro plano e escurece o segundo. Sempre que possível ilumine o ambiente;  
- com pouca luz, apóie a máquina ou use um tripé para a imagem não sair tremida;
- firmeza nas mãos, composição da cena, iluminação e ângulo fazem a diferença na hora de tirar a foto.

DICAS E TÉCNICAS para fotografar com qualquer tipo de câmera, desde uma profissional até um celular:

ESTABILIDADE
A maioria das câmeras novas tem estabilização de imagem, mas nada substitui uma mão firme, especialmente com câmeras compactas e pouca luz. Para uma postura firme de pé, sem tripé, afaste um pouco os pés para ficar com o corpo estável. Se dispuser de um poste, parede ou qualquer outra coisa fixa, encoste-se nela. Segure a câmera com as duas mãos e aperte os cotovelos contra as laterais do corpo. Prenda a respiração no instante do clique.

ÂNGULO
Torne-se consciente do que está visível na cena inteira. Caminhe até achar o melhor ponto de vista. Use o zoom da câmera para cortar fora da imagem tudo o que não é essencial. Abaixe-se para buscar um ângulo mais imponente de uma rua. Fotografe crianças e animais colocando a câmera na mesma altura dos seus olhos. Faça os retratos um pouco mais de longe para não deixar a pessoa nariguda ou com perninhas curtas.


MACROS
Fotos feitas muito de perto, ampliando objetos pequenos como moedas, plantas e insetos, são chamadas de macros. As câmeras compactas são perfeitas para esse tipo de fotografia. Em modo macro, a distância mínima de foco possível é de apenas alguns centímetros. Um ótimo exercício para apurar o olhar é sair atrás de objetos caseiros que possam servir como "modelos", ou passar um tempo fazendo macros de flores.


ILUMINAÇÃO
Evite usar o flash embutido de câmeras pequenas e celulares. Busque clicar em locais com iluminação ambiente adequada. Se você fotografar uma pessoa com uma janela aberta por trás dela, obterá uma silhueta preta. Para evitar isso, coloque-se entre a pessoa e a janela e clique-a usando a luz que vem de fora. Ou fique onde está e use o controle de compensação de exposição.

CAPTURA CONTÍNUA
Em certas situações é grande a chance de a foto virar um borrão com o movimento: uma pessoa conversando e gesticulando, um animal movimentando-se sem parar. É aí que você usa o "burst" (modo contínuo). É uma opção da câmera que permite tirar várias fotos em rápida sequência. Mais tarde, você escolhe a melhor imagem da série. Usado somente quando necessário, o recurso ajuda a evitar momentos perdidos.


ACESSÓRIOS
Um rebatedor melhora a iluminação de muitos assuntos e pode ser improvisado com uma folha de papel branca ou papel metalizado de embalagem. Experimente fazer retratos em modo preto e branco com um filtro laranja à frente da lente. Uma pequena lanterna de LED pode ser uma fonte de luz contínua para macros. Um tripé pequeno custa barato e faz toda a diferença em paisagens noturnas e autorretratos.


CUIDADOS  ESSENCIAIS
Sua câmera merece ser transportada numa bolsinha acolchoada especial. Não deixe ela sofrer pancadas ou quedas, nem a exponha à chuva ou a mudanças bruscas de temperatura e umidade. Evite colocar o dedo na lente; se isso acontecer, limpe-a com um cotonete seco e um paninho de limpeza de óculos. Sempre use a alça de pulso ou a correia de pescoço. Cubra o LCD com uma película adesiva.


COMPOSIÇÃO
Não se contente em centralizar o assunto e clicar de qualquer jeito. Ative na tela a grade de alinhamento, e use-a para nivelar as fotos cuidadosamente. Experimente fazer mais enquadramentos com o assunto fora do centro, deixando o fundo participar da imagem. Tenha atenção redobrada para não deixar o horizonte inclinado em paisagens e fotos de praia.


MITO DO MPIXEL
As pessoas estão acostumadas a relacionar incorretamente os Mpixels do sensor à qualidade da imagem. Na realidade, a qualidade da imagem depende mais da qualidade da objetiva e do desempenho do sensor em sensibilidades ISO elevadas. A quantidade de pixels só é relevante ao fazer impressões grandes das fotos. Ao comprar uma câmera nova, esqueça os pixels e procure a melhor lente.


VÍDEO
As câmeras digitais modernas também gravam vídeo em HD, mas com limitações. Zoom e autofoco em câmeras fotográficas geram ruídos captados pelo microfone embutido. Na maioria das câmeras, movimentos rápidos produzem um desagradável "efeito de geleia". Câmeras fotográficas ainda não substituem as filmadoras dedicadas e só são realmente práticas para quem tem experiência com cinegrafia.