quinta-feira, 8 de agosto de 2013

BONN (Alemanha)


         Bonn foi fundada pelos romanos e fortaleza no início da era cristã, em 70 d.C, designada pelo nome de Bonna ou Castra Bonnensia. A cidade sofreu inúmeras invasões bárbaras, foi devastada pelos alamanos e reconstruída pelo imperador Juliano em 359.
         No século IV foi destruída pelos francos, tornou-se cemitério e sede das igrejas de St. Florentius e St. Cassius. Após a queda do império romano, ainda sofreu ataques dos bárbaros. Finalmente tornou-se parte do império de Carlos Magno. 

         No século IX foi incorporada ao reino da França Ocidental, continuando sob regime feudal. Em 889 foi devastada pelos normandos. No século XIII foi restaurada. 

         De 1273 a 1794 foi sede do eleitorado de Colônia e residência dos condes de Colônia. 


         A cidade foi danificada durante as guerras dos séculos XVI, XVII e XVIII,  finalmente ocupada pela França.  Em 1795 foi entregue à Prússia.  

          O território sofreu destruição durante a Segunda Guerra Mundial.

De 1949 a 1990 passou a ser a capital da República Federal da Alemanha. A partir de 1991 a capital mudou para Berlim.        

         Tradicional centro universitário e cultural. Está situada às margens do rio Reno. No centro medieval as ruas são estreitas. Fica a 30 km distante de Colônia. 

          Cidade natal de Ludwig van Beethoven e Robert Schumann passou os últimos anos de sua vida em Bonn.


Pontos de atração:

Beethoven-Haus - www.beethoven-haus-bonn.de -  museu com acervo da vida e obra de  Ludwig van Beethoven (1770-1827). O compositor nasceu nesta casa que hoje é museu. Casa de estilo barroco do século XVIII, morando nela até os 22 anos de idade.  Desde 1889 a Associação Casa de Beethoven mantém a casa natal que possui atualmente a maior coleção do mundo sobre o compositor. Existe mais de 150 documentos originais sobre a vida dele.
                                                           Casa natal de Beethoven

         Beethoven a partir de 1782, com apenas 12 anos, era organista suplente, e a partir de 1784 passou a titular, logo também violista e correpetidor da orquestra real de câmara. Com isso ele ajudava o sustento de sua família. Após a morte de sua mãe em 1787, Beethoven, com 17 anos, passou a ser o responsável de sua família.
                                                                     Beethoven

         Em 1792, com 22 anos de idade, deixou Bonn para morar em Viena e tomar aulas de composição com Joseph Haydn. Logo, estava previsto que Beethoven retornaria a Bonn como músico da Corte.  Porém a ocupação francesa da região do rio Reno, em 1794, conduziu a dissolução do Estado. Com isso, Beethoven ficou sempre em Viena, nunca mais voltou a morar em Bonn.  Aos 30 anos de idade, Beethoven começou com a dificuldade de audição.   

Markt – praça central do mercado, em forma de triângulo, mistura de arquitetura barroca e moderna.

Rathaus (prefeitura) – estilo barroco, construída em 1737. O centro da praça possui a Markbrunnen, uma fonte em forma de obelisco erguida em 1777, em homenagem ao príncipe Maximiliano Friedrich. 

Remigiuskirche – igreja construída entre 1274 e 1317, para os franciscanos, em estilo gótico. 



Namen-jesukirche - igreja construída em 1686 e 1717 para os jesuítas, de estilo barroco.


Rheinufer – rua localizada na beira do Reno, muda de nome muitas vezes.

Universidade – um dos mais belos prédios da cidade.

Mosteiro franciscano – século XVII.  

Münster St. Martin - Catedral  construída em rocha vulcânica entre 1150 e 1230, em estilos românico e tradicional. No lugar da antiga catedral do século XI, ainda resta uma cripta da nave tripla, ao sul está o claustro do séc. XII.

Münsterplatz – estátua de Beethoven de 1845.

Alte Zoll – famosa torre das antigas fortificações.  

Rheinisches Landesmuseum – museu regional com acervo de peças de descobertas arqueológicas dos tempos romanos. Existem outros museus na cidade. 

Bad Godesberg – pequena cidade-balneário de Bad Godesberg, incorporada a Bonn em 1969, mansões distribuem-se ao longo do parque. No alto da montanha Godesburg existe um castelo do século XIII, em ruínas.   

Palácio Schaumburg – antiga residência oficial do chanceler alemão.