segunda-feira, 9 de setembro de 2013

BERLIM (Alemanha)

www.berlin-welcomecard.com

 
         Altitude: 37 metros acima do nível do mar.

        Alguns séculos a.C. diversas tribos se estabeleceram às margens dos rios Spree e Havel. Em 720 ocorreram os primeiros assentamentos de eslavos ao redor desses rios.  Em 1215 Berlim foi mencionada em documento.

A origem do nome, considerada como provável, provém da raiz eslava “brlo” ou “berlo”, que significa pântano, lugar úmido.  

O centro de Berlim é cortado pelo rio Spree e o bairro Spandau pelo rio Havel. Cinco rios atravessam a cidade, seis canais servem como vias de transporte e 50 lagos possibilitam a recreação.

 

Durante o século VI foram construídas fortificações nas áreas de Spandau e Köpenick pelos habitantes de tribos eslavas.

         No século XI, o guerreiro saxão Albrecht  da Casa dos Ascânios, derrota as tribos eslavas e torna-se o primeiro conde de Brandemburgo. Povos de outras regiões, como da Francônia e do vale do Reno ocuparam  margens do rio Spree.

No século XIII surgiu a cidade de Berlim, quase simultaneamente com Köln, numa área conquistada pelos eslavos.

         Em 1319, com a morte do último governante ascânio, Brandemburgo sofreu lutas sangrentas com a disputa pelas casas de Luxemburgo e Wittelsbach.

         Em 1414 a população solicitou, devido ao sofrimento, o auxílio do imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Designado como protetor Frederico de Hohenzollern.

         Em 1640 Frederico Guilherme I ocupou o trono de Brandemburgo e Berlim desenvolveu-se.

          Foi capital do Reino da Prússia de 1701 a 1918 e do Império Alemão de 1871 a 1918.

Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida em Berlim Oriental e Berlim Ocidental (capital Bonn). Permaneceu cercada pelo muro de 1961 a 1989. Após a reunificação alemã em 1990, a cidade tornou-se a capital da República Federal da Alemanha.  

 

         A cidade possui um terço da sua área composta por jardins, florestas, parques, rios e lagos. Quase 160 museus e coleções estão à disposição para os visitantes. 

Berlin WelcomeCard – cartão para uso de transporte na cidade que pode ser de 48 horas, 72  horas ou 5 dias, com via livre.

         A Unter den Linden é uma das mais famosas ruas da cidade, começa na Achlossplatz até a Pariser Platz e o Portão de Brandemburgo. No século 17 foram plantados limoeiros, aos quais deve o nome. Essa parte da cidade possui a maioria das construções históricas. O trecho entre Schlossbrücke e Friedrichstrasse é uma das áreas mais interessantes da cidade.

A longa ilha da cidade está localizada na junção dos afluentes do rio Spree. Neste local surgiu o povoamento, no início do século XIII. Na ilha estão a Berliner Dom (Catedral de Berlim) e a coleção de museus que deu nome à ilha. A Ilha dos Museus, em alemão Museumsinsel é uma ilha localizada no centro de Berlim. A pedra fundamental para a construção da Ilha dos Museus foi colocada de acordo com o comando de Karl Friedrich Schinkel, entre 1825 e 1830. A ilha compõe de cinco museus:

 - Museu Pergamon
          - Altes Museum
          - Alte Nationalgalerie
 - Neues Museum
 - Museu Bode

Pergamonmuseum – famoso por sua reconstrução de fragmentos de cidades antigas, como também pelos frisos originais do altar de Pérgamo. O museu foi construído entre 1912 e 1930. O nome do museu é devido ao famoso Altar de Pérgamo, tem lugar de destaque no salão principal. No Altar de Pérgamo (160 a.C.) a deusa Atená aparece num grande friso que retrata a batalha entre deuses e titãs.

Os pontos de destaque do Pergamonmuseum:

- Altar de Pérgamo (160 a.C) – dedicado a Zeus e Atena, peças do período helenístico


                Altar de Pérgamo - 113 metros de comprimento, mostra a gigantomaquia, ou seja, a luta   
                                                entre os deuses e gigantes da mitologia. Construído no século II a.C,
                                                na cidade de Pérgamo, atual Bergama, na Turquia.  É uma  estrutura    
                                                                                        dedicada a Zeus.
 






 
- Portão de Ishtar, da Babilônia (6º a.C) - decorado com tijolos esmaltados originais e a Passagem dos Cortejos.







- Portão do Mercado de Mileto (120 d.C) - portão romano construído como entrada para a praça do mercado na cidade romana de Mileto no litoral do Egeu, na Ásia Menor, hoje é a Turquia.



No museu de Pérgamo existem três acervos independentes:
- Museu de Antiguidades (gregas e romanas)
- Museu de Antiguidade do Oriente Próximo
- Museu de Arte Islâmica.




 
 
 
         Altes Museum – coleção de antiguidades e arte grega, nos cantos do edifício central estão as esculturas de Castor e Pólux, heróis da mitologia grega. Estrutura neoclássica com um pórtico majestoso de 87 m de altura sustentado por 18 colunas jônicas. Inaugurado em 1830, o museu foi construído para abrigar o acervo real de arte e antiguidades.  

Alte Nationalgalerie – Antiga Galeria Nacional.    

 

        Newes Museum - contém acervo de arte egípcia, possui o busto de Nefertiti.
 




 

         O Bodemuseum possui um canto arredondado na construção, coroado por um domo, bem visível no topo da ilha. Abriga coleção de moedas, medalhas e arte bizantinas e esculturas.

 

Catedral de Berlim (Berliner Dom) - situada no local da igreja original do Convento Dominicano fundado em 1297. No lugar dessa igreja foi construída entre 1745-50 uma Catedral Evangélica. Entre 1816 e 1820 foi reformada para o estilo classicista por Schinkel. Em 1893 foi novamente demolida para a construção da atual Catedral de Berlim. Entre 1893 a 1905 surgiu uma construção grandiosa do neo-barroco, desde essa época ficou como igreja principal do protestantismo prussiano e como igreja da corte e de monumento aos Hohenzollern. Durante a Segunda Guerra Mundial foi danificada e reconstruída a partir de 1975.
 
 

Bebelplatz e seus arredores:

- Zeughaus (antigo Arsenal) é uma construção barroca que abriga o Museu - Histórico Alemão. Construção barroca com a ornamentação da Minerva, deusa da sabedoria.

- Neue Wache é um memorial das vítimas de guerras e ditaduras.

- Friedrichswerdersche Kirche – igreja neogótica, há um museu dedicado ao arquiteto projetista, Karl Friedrich Schinkel.

O símbolo de Berlim é o Portão de Brandemburgo, conjunto neoclássico modelado de acordo com a entrada da Acrópole. Construído entre 1778 e 1791, possui dois pavilhões com colunas dóricas. Cenas da mitologia grega estão nos baixos-relevos. A escultura Quadriga foi retirada em 1806, por ordem de Napoleão e levada para Paris. Em 1814 retornou, sendo declarada o símbolo da vitória, a deusa recebeu um mastro com a águia prussiana e uma cruz de ferro, adornada com coroa de louros. Durante mais de quarenta anos a cidade ficou dividida, em 1989 foi derrubada a primeira parte do Muro de Berlim.

 

 Siegessäule – Coluna da Vitória (Goldelse, sobre a coluna) - construída em 1873 com a finalidade de comemorar as vitórias militares da Prússia sobre a Áustria, Dinamarca e França (1864-1871). Possui a altura de 66 metros, no topo está uma estátua de bronze de 5 metros e 35 toneladas. Estátua da Vitória, deusa da vitória militar. Existe uma escada de 285 degraus que leva a uma plataforma que fica a 45 metros do térreo.  




 



Bebelplatz, anteriormente Opemplatz (Praça da Ópera), construída para ser o ponto principal do Fórum Friedericianum, área destinada a refletir a grandeza da Roma Antiga. Em 1933 a praça foi o local da queima de livros organizada pelos nazistas. Destruíram cerca de vinte e cinco mil livros. Existe um monumento na praça que relembra o acontecimento. No chão da rua há um painel translúcido que fornece a imagem de um aposento com estantes vazias, e uma placa mostra as palavras do poeta Heinrich Heine (1820): “Onde se queimam livros, no final arderão pessoas”.
 
 St-Hedwigs-Kathedrale (Catedral de Santa Edwiges) – imensa igreja, afastada da rua e coroada por um domo. Foi construída para os católicos da Silésia (atual Polônia), que se tornou parte do reino da Prússia em 1742. O projeto inicial assemelhava ao Panteão de Roma. Construção de 1747, em 1773 foi consagrada Catedral. Foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial. No local encontra-se uma Madona do século 16 e uma Pietá de 1420.                           

 A primeira igreja de Berlim é a Nikolaikirche, bombardeada em 1945 e reconstruída em 1987. A estrutura original é de 1230.

Alexanderplatz – um dos pontos mais movimentados da cidade, praça com lojas e restaurantes.

Gendarmenmarkty Friedrichstrabe – muitas pessoas consideram este local como um dos mais belos de Berlim. A praça foi criada no final do século XVII. Em 1821 surgiu a construção do teatro, atualmente funciona como Sala de concertos (Konzerthaus). A praça contém ainda duas construções com suas torres: a Catedral Alemã (Deutscger Dom) ao sul e a Catedral Francesa ao norte ( Französischer Dom).

Bairro de São Nicolau (Barrio de San Nicolás) – considerado como obra de arte de construção urbana dos tempos do RDA.

Rothes Rathaus (câmara vermelha) – estátuas de bronze de Marx & Angels.

Kulturforum (ao lado do Tiergarten): Gemäldegalerie, Kupferstichmuseum, Neue Nationalgalerie – Pinacoteca, Gabinete de gravados em cobre, Nova Galeria Nacional.

Denkmal für die ermordeten Juden Europas – Monumento aos judeus vítimas do Holocausto

Reichstag/Deutscher Bundestag – Parlamento alemão

Mauermuseum – Haus am Checkpoint Charlie – Museu do Muro

Gedenkstätte Berliner Mauer – lugar comemorativo do Muro de Berlim

Muro de Berlim – nas primeiras horas da madrugada de 13 de agosto de 1961 foi erguida a instalação de bloqueio ao redor do setor ocidental de Berlim, finalidade de deter o crescente fluxo de refugiados da RDA. Começou a a construção da “vala de proteção socialista” que permaneceu  até 9 de novembro de 1989. A RDA com o apoio da União Soviética e os estados restantes do Pacto de Varsóvia, isolaram Berlim ocidental. Foi erguido o bloqueio e vedado com arame farpado, alguns pontos só podiam ser atravessados por alguns oficiais. A extensão de 162 quilômetros de bloqueio, 37 km passavam em sua maioria por áreas urbanizadas, 17 km por áreas industriais, 30 km por áreas arborizadas, 24 através de águas, 54 km sobre aterros ferroviários  ou através de campos ou zonas pantanosas. Na última ampliação possuía sobre 107 km uma parede de placas de concreto de quatro metros de altura e sobre 65 km uma treliça metálica de quatro metros de altura. Em alguns pontos se encontravam ambos. A segurança da fronteira de pedras possuía 300 torres de observação, 22 carvoeiras e 256 instalações vigiadas por cães. Da antigua muralha resta somente 13 localizações em área da cidade que ainda pode ser visitada, são pequenas partes  da fronteira, em diferentes estados de conservação. Esta obra monstruosa que dividiu a cidade de um dia para o outro, para não deixar esquecida, criou-se ponto ao largo do desenvolvimento do muro, dentro da cidade, chamado “Lugares de recordação”.  Localizado no parque do muro, sobre o terreno da ferrovia do norte na Bernauer Strabe e no Invalidenpark, junto ao Tranenpalast diante da Estação Friedrichstrabe, no Raichstag, na Niederkirchnerstrabe, no Checkpouint Charlie e na East-Side-Gallery.       

Museum für Fotografie – Museu de fotografia

Torre de televisão – Berliner Fernsehturm/TV Turm Alexanderplatz – www.tv-turm.de -  a mais alta de todas as construções de Berlim. Possui 368 metros de altura. Nos 207 metros de altura existe uma cúpula com vidros em que se encontra um café, apoiado sobre um anel giratório, para avistar a cidade por completo, a duração é de meia hora para um giro completo. Dura 40 segundos para os elevadores atingirem a altura de 203metros. Com vinte e um passos mais acima está o restaurante giratório Sphere.



A parte de jardim, semelhante a um parque que vai do Spree, passando o Foro Marx Engels até a torre de televisão se deve à destruição de Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era toda construída, restaram algumas  construções da época: a Igreja Evangélica St. Marien e a Prefeitura de Berlim. Entre a Prefeitura e a Igreja se encontra a Fonte de Netuno, originalmente estava instalada no átrio do castelo da cidade, construída em 1891. Próximo encontra-se também o relógio que marca a hora do mundo.

Zoologischer Garten – Jardim Zoológico

Deutsches Historisches Museum – Museu Histórico Alemão

Frièdrichshain y Treptow – a Ponte de Oberbaum une ambas as partes da cidade que pertencem agora a um só bairro Kreuzberg e Friedrichshain.  O Spree nesta parte era fronteira entre Berlim oriental e ocidental. A East-Side-Gallery é a relíquia deste tempo, com muro de 1300 metros de longitude na M6Uhlenstrabe entre a Estação Este e o Oberbaum, sobre o que 118 artistas de 21 nacionalidades perpetuaram com grafite da concepção mais diversa. Sobre o outro lado da rua existe um grande parque comercial e de atrações com o2 World, um pavilhão desportivo e multifuncional. A obra Molecule Men com 30 metros, se encontra no Spree. As três figuras simbolizam também os bairros Friedrichshain, Kreuzberg e Treptow, que confluíam nesta esquina. No centro do parque se encontra um local de recordação do exército para os soldados soviéticos que cairam na batalha de Berlim.  


 
DDR Museum – Museu RDA

Jüdisches Museum – museu judaico.

Judeus em Berlim -  As primeiras provas documentadas da vida judia em Berlim provém do século XIII. Em 1671, Federico Guillermo possibilitou a alguns judeus expulsos de Viena, o assentamento em Brandemburgo, as famílias austríacas receberam uma carta de proteção. Em 1714 ocorreu a inauguração da sinagoga. Em 1925, os judeus que viviam na cidade representavam 4,3 por cento da população.  Com a nomeação de Adolf Hitler como Chanceler do Império começou a perseguição e o assassinato dos judeus na Alemanha. Atualmente existem lugares comemorativos, museus e recordações da postura do estado nacionalsocialista aos judeus na cidade e na Europa.

Tiergarten - parque


 

Schwules Museum – Museu gay

Deutsches Technikmuseum – Museu Alemão da Técnica

Hamburger Bahnhof – Museu de Arte Contemporânea

Museum für Naturkunde – Museu de Ciências Naturais

Kaiser-Wilhelm-Gedäxhtniskirche – Igreja da Memória

Castelo Charlottenburg – construído nas últimas décadas do século XVII, como residência de verão.

Museum Berggruen – Museu Berggruen

Messegelände, Funkturm, ICC Berlin – Recinto Ferial, Torre de rádio, Centro de Congresso.

Hackescher Höfen até a Porta de Oranienburg – no verão, o átrio norte da estação junto ao Hackescher Markt é o início de uma cadeia de cafés ao ar livre, que se estende através da Oranmienburger Strasse até a Friedrichstrabe. Antigamente se encontrava a Porta de Oranienburg e hoje atrai a curiosidade dos visitantes. Os Hackeschen Höfe são um complexo único de casa de habitação, eventos comerciais sobre uma superfície de terreno de 10.000 metros quadrados. Erguido em 1906 o complexo possui pátios que em parte estão decorados com fachadas vitrificadas coloridas.



 

Loja de departamento: KaDeWe


Bibliografia:

Enciclopédia Britânica
Berlin Y Potsdam (ISBN: 978-3-89917-372-7).