sábado, 25 de outubro de 2014

MADRID (Espanha)

www.madrid.es

Altitude: 655 metrosPopulação aproximada de 3,3 milhões. Banhada pelo rio Manzanares.

         O significado do nome Madrid está relacionado com o fato de que durante o governo de Maomé I, foi construído um palácio, onde hoje está o Palácio Real. Em torno desse palácio foi ocupado pelos mouros chamados al-Mudain, próximo do rio Manzanares, chamado pelos muçulmanos de al-Majrit, em árabe, traduzida como “fonte de água”. O termo passou para Majerit e mais tarde denominou-se Madrid.

          Final do séc. XIX, no governo da rainha Isabel II ocorreu a Primeira República Espanhola. A república durou dois anos e voltou para monarquia.  Em 1931 iniciou-se a Segunda República Espanhola e logo em seguida a Guerra Civil Espanhola.

         A cidade preservou muitos de seus bairros e ruas históricas.


 Palácio Real de Madrid – conhecido também como Palácio de Oriente, é a residência oficial do Rei da Espanha. Possui uma área de 135.000 m², com 4318 quartos, considerado o maior palácio real na Europa. A origem do prédio é do século IX. O interior destaca-se na decoração com obras dos artistas Goya, Velázquez, El Greco, Rubens, Caravaggio e outros. O palácio abriga armas e armaduras do século XIII, coleções de tapeçaria, porcelanas, mobiliários e outras obras de arte.  Possui enorme coleção Stradivarius com o quinteto dos “Stradivarius Palatinos”. Existem diversos salões, Capela Real, Biblioteca, coleção de relógios, esculturas, tapetes, etc. Vários jardins adornam o local, com lago ao redor, fontes e estátuas dos Reis Espanhóis.

Teatro Real – localizado em frente ao Palácio Real de Madrid, inaugurado em 1850, depois de mais de trinta anos de planejamento e construção. Visita guiada em várias línguas, todos os dias.

Parque do Retiro - denominado tembém de Jardins do Bom Retiro, criado entre 1630 e 1640, com área de 118 hectares. O Conde-Duque de Olivares ofereceu ao rei Filipe IV alguns terrenos para o lazer da Corte em redor do Convento de São Jerônimo o Real. O Passeio das Estátuas é uma alameda com uma série de estátuas dedicadas aos monarcas espanhóis. A Porta de Espanha é a entrada do parque. O Monumento a Afonso XII foi construído em homenagem ao rei. O Palácio de Cristal é uma estufa, fica próximo de um lago.

Biblioteca Nacional da Espanha – localizada no Paseo de Recoletos, fundada em 1712.

Igreja dos Jerônimos -
 

Paseo del Prado – possui 3 museus:  
Museu do Prado, Museu Rainha Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza.

Museu do Prado – início da construção no reinado de Carlos III, inaugurado no reinado de Fernando VII, as obras prolongaram-se por anos e foi inaugurado em 1819. Abriga coleções de pintura (espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana, britânica e holandesa) e esculturas provenientes dos reis e da nobreza. Em 1872 recebeu doação do acervo das obras religiosas do Museu da Trindade. O museu possui o Edifício Jerônimos (exposições temporárias) e o Edifício Villanueva (pinturas 1100-1910) e esculturas.


 
Praça de Cibeles – o nome está relacionado à deusa Cibeles, esposa do titá Cronos e mãe de Atis. No centro está a Fonte de Cibeles, esculpida em 1782. . A praça está localizada na interseção das Calle de Alcallá com o Paseo de Recoletos e o Paseo del Prado.

Fuente de Neptuno - localizada no Paseo del Prado.

 

Plaza Mayor – originada no século XV, na época era confluência que ligava Toledo a Atocha. Localizada no centro de Madrid, próxima da Porta do Sol e da Plaza de la Villa. A praça é retangular, com nove pórticos de entrada, possui 129 metros de comprimento e 94 m de largura.



Puerta del Sol – sua origem está relacionada com um dos acessos do muro que rodeava Madrid no século XV. O nome provém de um sol que adornava a entrada. É o local que marca o quilômetro zero das estradas do país. Entre os edifícios do passado constam a Igreja de Bom Sucesso e o Convento de São Felipe. 

Plaza de España – situada no centro da cidade, consta o monumento de homenagem ao romancista e poeta Miguel de Cervantes, com esculturas de Dom Quixote e Sancho Pança. Da praça sai a Gran Via, principal avenida.

Puerta de Alcalá – antigo portão de entrada de Madrid.