quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ZARAGOZA (Espanha)


www.zaragoza.es/museos

          Altitude: 199 metros.

         O nome provém do topônimo romano, César Augusta, que recebeu em honra ao imperador romano César Augusto em 14 a.C. O termo Zaragoza deriva do árabe Sarakusta.
 
 
 
               
         Situada às margens do rio Ebro, no centro de um grande vale, com paisagem variada, de desertos (Las Bardenas), bosques densos, prados e montanhas.

         Distância de Madrid: 300 km.

         Basílica de Nossa Senhora do Pilar – www.basilicadelpilar.es  e www.cabildodezaragoza.org - catedral, considerada como um dos doze tesouros da Espanha. Início da construção é do século séc. XVII. Templo barroco e centro de peregrinação. Reúne obras de diferentes épocas. Os frescos da abóboda do coreto e a cúpula foram pintados por Goya.

 
 
 

         Torreón de la Zuda – antiga sede dos governadores muçulmanos, ergueu-se próximo com os torreões da muralha romana. Após a reconquista foi palácio residencial dos monarcas aragoneses até o século XIII. A partir do século XIV foi sede do Castellán de Amposta, máximo representante da hierarquia do hospital na Coroa de Aragão. Atualmente funciona como posto de turismo municipal.

         Lonja dos Mercadores – construída durante os anos de 1541-1551, arquitetura renascentista aragonesa, apresenta linhas do século XV e florentinas, destacando no exterior o beiral e a sucessão de arcos e, no interior, um grande salão com colunas de anéis e abóbadas de cruzaria estrelada. Nas últimas décadas utilizada como sala de exposições municipais.

         Ponte de Pedra - estilo gótico, sobre o rio Ebro, a ponte mais antiga que se conserva sobre este rio. Devido às cheias, foi restaurada várias vezes, destacam-se quatro novos leões em bronze.
 
 

         Palácio da Aljafería – www.cortesaragon.es - construído no séc. XI., palácio fortificado, foi residência dos reis hudes, reflete o esplendor do reino taifa de Zaragoza. É testemunho da arquitetura islâmica espanhla da época das Taifas.

         Teatro Principal – www.teatroprincipalzaragoza.cominaugurado em 1799. Passou por várias reformas, uma delas foi inspirado no modelo de planta do Scala de Milão. 

         Igreja de San Pablo – construída para substituir a antiga ermida românica de San Blas, que tinha ficado pequena devido ao crescimento do bairro, torna-se presente o valioso testemunho mudéjar. Destaca-se a torre ou campanário da planta octogonal e no interior o Retábulo Mor (séc. XVI).

          Muralhas de Caesaraugusta – construída no século III, possui 80 metros de comprimento, é o maior vestígio conservado da muralha. O muro foi mantido como defesa durante o período visigodo e muçulmano.
 
 
 
          Câmara Municipal - palácio renascentista, articula em torno de um grande pátio interior aberto. Destacam-se o beiral aragonês e as esculturas representando San Valero e o Anjo Custódio da cidade e os lados da porta principal.
 

 
 
         Museu do Foro de Caesaraugusta – o museu oferece visão da vida cotidiana no passado no seu primeiro século de existência.  Os restos arqueológicos pertencem a um mercado da época do imperador Augusto e ao foro urbano edificado no tempo de Tibério, o seu sucessor.
 
 

         Museu das Termas Públicas de Caesaraugusta – entre o espaço do foro e o teatro, foram construídas termas públicas, do século I a.Cao início do século IV d.C. Conservam-se restos de umas latrinas.

         Museu do Teatro de Caesaraugusta – um dos maiores da Hispânia romana, tinha capacidade de 6000 espectadores, aproximadamente. Construção iniciada na época de Tibério prolongada até o império de Cláudio. O teatro foi mantido até o século III d.C.

         Mercado Central – construído em 1902, no mesmo local que ocupava o mercado da cidade desde o século XIII. Foram utilizados, além do tijolo e da pedra, outros materiais, como o ferro e o vidro, resultando um edifício onde se fundem tradição e modernidade. Atualmente mantém a função de mercado.

         Alma de Ebro – nome da esculturacom motivo da Exposição Internacional de Zaragoza, com 11 metros de altura, formado por letras brancas que convida o expectador a refletir e “olhar para dentro”.  A estrutura é oca feita de letras soldadas que se concebem como uma metáfora do ser humano e da água.
 
 

         Aquário Fluvial www.acuariodezaragoza.com – maior aquário de água doce da Europa e terceiro do mundo, possui aproximadamente 5000 exemplares de 300 espécies de diversos rios do mundo, distribuídos em 60 aquários e terrários. Divulga no percurso natural por cinco grandes rios do mundo: Mekong (Ásia), Nilo (África), Amazonas (Ammérica), Darling-Murry (Oceâsnia) e Ebro (Europa).

 



Prédios e parque construídos para a Expo de Zaragoza 2008

  




Nas ruas de pedestres de São Miguel ou em torno da Plaza de los Sítios existem lojas, mercados, etc.