quarta-feira, 29 de junho de 2011

Berna (Suíça)

   
    Patrimônio da Humanidade (Unesco). A cidade é cortada pelo Rio Aar, possui diversas arcadas de pedra.

        Na cidade existem mais de 100 chafarizes (fontes). Desde o século XV, os chafarizes de cores vivas permanecem inalterados.




        Berna foi fundada em 1191, pelo duque Bertoldo. Segundo a lenda, o nome deriva da decisão do duque em honrar ao primeiro animal que fosse morto na seguinte caçada. O animal foi um urso (Bär).

                                                                 Rio Aar (ponte)        
       
        Em 1405 ocorreu um incêndio nos edifícios de madeira da cidade, os quais foram destruídos. Após este episódio, Berna foi reconstruída com pedras.






Atrações turísticas:

1 - CIDADE ANTIGA (Altsdadt) – centro histórico preservado, muitas ruas só para pedestres, aqui encontramos diversas atrações.

2  - MÜNSTER – catedral gótica, magnífico portal central, cercado por figuras pintadas. Figuras do Sábio e das Virgens Tolas no portal principal da Münster.

3  - ZYTGLOGGE – a torre do relógio foi o portão oeste da cidade, de 1191 a 1250,  é o marco central de Berna. Após o incêndio de 1405, foi reconstruída e transformada numa prisão para prostitutas. O relógio tem figuras mecânicas, como ursos e um gato que canta, iniciam procissão quatro minutos antes de o relógio soar a hora cheia.

4 - MARKTGASSE – é o centro de compras. Neste local existem duas fontes: Schützernbrunnen (Fonte do Atirador) e Kindlifresserbrunnen (Fonte do Ogro).

5 -  na rua KRAMGRASSE existem três fontes: Zähringerbrunnen (1535) – urso de armadura segurando o estandarte de Bertoldo, o fundador de Berna; Samsonbrunnen (1545), com a figura de Sansão subjugando um leão e Kramgassbrunnen (1779).

6 - EINSTEINHAUS - http://www.einstein-bern.ch/ - Rua Kramgasse, nº. 49 está o Museu de Albert Einstein, físico e matemático alemão que morou de 1903 a 1905. Neste local começou a elaborar a teoria da relatividade. O museu contém sua escrivaninha e outros objetos da época, durante a sua moradia no local.

7 - MÜNSTER ST. VINZENZ – catedral gótica. O arquiteto projetou como uma basílica de três naves com abóboda em forma de leques, capelas laterais e uma torre. Possui 100 m de altura. É a igreja mais alta e o maior edifício eclesiástico da Suíça.
O Tímpano é um ponto de atração importante na entrada da igreja. O Juízo Final no tímpano do portal central (séc. XV), onde os condenados ocupam a metade esquerda do tímpano e os absolvidos ficam à direita. O coro é iluminado por vitrais (1441-50). O painel central mostra a Paixão e a Crucificação de Cristo.

8 - FONTE MOSESBRUNNEN (1791) – fica na junção da Münstergasse com a Münsterplatz. A fonte é a figura de Moisés segurando os Dez Mandamentos. Ele aponta o segundo deles, que proíbe a idolatria, uma restrição, um dos princípios fundamentais da Reforma. Ao lado sul da Münster está a Munsterplattform,        uma esplanada com árvores e pavilhões barrocos de onde se avista o Rio Aar.

9 - ERLACHERHOF – mansão barroca, atualmente é a sede da Prefeitura e residência do prefeito.

10 - FONTE GERECHTIGKEITSBRUNNEN – figura que personifica a Justiça. Localizada na Gerechtigkeitsgasse ou Rua da Justiça. Esta rua possui edifícios antigos e belas arcadas.

11 - RATHAUS - fachada gótica, a frente do edifício tem uma escadaria dupla com balaustradas rendilhadas, sob as quais há relevos em pedra que mostram figuras humanas.

12  - BARENGRABEN – local onde os ursos-pardos foram mantidos nas tocas. O local foi transformado num parque moderno, arborizado, com 6000 m².