quarta-feira, 29 de junho de 2011

Genève (Suíça)

Altitude 373 m. Genebra aparece pela primeira vez na história como uma cidade fronteiriça, fortificada contra o Celto Helveti-germânico, o que levou os romanos em 121 a.C. Tornou-se um assento episcopal, no século 4.

Em 443 d.C., foi tomada pela Borgonha, e com este último caiu para os francos em 534. Em 888 a cidade foi parte do novo Reino da Borgonha, e com ela foi adquirida em 1033 pelo imperador alemão.

O líder protestante João Calvino residiu em Genebra de 1536 até sua morte em 1564 (exceto no período de seu exílio de 1538 a 1541) e se tornou o líder espiritual da cidade. Genebra tornou-se um centro de atividade protestante. Embora a cidade propriamente dita permanecesse um reduto protestante, uma grande parte da diocese histórica retornou ao catolicismo no início do século XVII.

No século XVI a cidade era um próspero centro de comércio. Quando João Calvino começou a pregar na cidade, ela se transformou num baluarte da Reforma. Conhecida como a Roma protestante, atraiu refugiados protestantes de toda a Europa. Assim impulsionaram a riqueza da cidade. Genebra é a sede de mais de 250 ONGs internacionais, centro da diplomacia mundial. Sedia a Organização Européia de Pesquisa Nuclear

Rousseau e Saussure nasceram em Genebra.

Genebra é um centro importante da diplomacia e da cooperação internacional em razão da presença de inúmeras Organizações Internacionais, incluindo a sede de muitas das agências das Nações Unidas e da Cruz Vermelha. É por isso também conhecida como "Capital da Paz".

Considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney, segundo a Financeira Global Index. Classificada como a terceira cidade com maior qualidade de vida no mundo.

Atrações:

1 - CATEDRAL ST.PIERRE - construída de 1160 a 1230, durante 70 anos. A catedral é uma mescla de estilos. Basicamente gótica, incorpora elementos românicos tem um portal neoclássico, que foi colocado no século XVIII. Em 1536 tornou-se uma igreja protestante e perdeu parte da decoração católica. Apenas os bancos e o vitral do coro são originais. Os capitéis são obras-primas da cantaria românica e gótica, constituem um dos poucos elementos decorativos que sobreviveram à Reforma.   

2 - PLACE DU OURG-DE-FOUR - era o local do mercado na Idade Média. A praça é o coração da Cidade Antiga.

3 - MAISON ROUSSEAU - local de nascimento de Jean-Jacques Rousseau (1712-78), filho de um fabricante de relógios, saiu de Genebra aos 16 anos. Embora elogiasse a cidade em suas obras, seus pontos de vista suscitaram o repúdio das autoridades e seus livros foram queimados.