terça-feira, 28 de junho de 2011

Córdoba (Espanha)


        Córdoba pertence a Andaluzia.O povoado começou ter importância no ano de 206 a. C., quando foi conquistado pelos romanos. Construída nesta época a Ponte Romana, com 16 arcos. A ponte liga a parte central da cidade ao Campo de La Verdad, no outro lado do Rio Guadalquivir, que foi reconstruída pelos mouros.



        Patrimônio mundial pela Unesco: a Mesquita-Catedral, o centro histórico da cidade, incluindo a Sinagoga, o bairro da Judiaria, o Alcazar e a Ponte Romana.

        Na cidade, as paredes conservam-se pintadas de branco, as ruas são estreitas e os pátios são coloridos, mantendo-se a forma tipicamente mourisca.





        A conquista da Espanha pelos árabes, começou no século VIII. Córdoba foi o primeiro califado, sendo o primeiro califa Abd-ar-Rahman III.  Foram construídos vários palácios durante o domínio muçulmano. Destacam-se várias mesquitas que se encontra no quarteirão mouro, com cerca de 24000 m². Possui inscrições em ouro nos mosaicos e sustentadas por colunas e arcos. No século VIII o intuito era tornar Córdoba uma cidade semelhante a Constantinopla, Damasco, Cairo e Bagdad. A Guerra Civil, de 1009 a 1031 o domínio mouro perde, ocorre inúmeras modificações.


                                                                            Califa
        O maior mosteiro tornou-se uma catedral, no ano de 1236.  Foram construídas a a Torre Fortaleza de la Calahorra e o Alcazar de los Reyes Cristianos, que serviu, depois da Reconquista, como Tribunal da Santa Inquisição..

       
        Os produtos agrícolas são a azeitona e citrinos, produtos industriais, como a cerveja, a maquinaria e os texteis.

        A Mesquita-Catedral de Córdova, conhecida como Mesquita de Córdova ou Catedral de Córdova.

        Córdoba era a cidade mais próspera da Europa, ofuscando Bizâncio e Bagdá, em ciência,cultura e artes. A catedral é um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã. A mesquita foi consagrada como catedral cristã no mesmo ano em que Córdoba foi reconquistada, em 1236.

         Iniciaram a construção de uma infinidade de mesquitas e palácios. Entre estas mesquitas encontrava-se aquela que se viria a tornar numa referência em todo o mundo Islâmico da época. Inspirada na de Damasco, a mesquita sofreu sucessivas ampliações até se tornar a enorme floresta de colunas e arcos vermelhos e bejes que os cristãos encontraram em 1236 quando da reconquista cristã do califado da Andaluzia, que até aí tinha dominado quase toda a Península Ibérica.
        O Alcázar de los Reyes Cristianos é uma importante atração turística. Muitos turistas visitam os Banhos Árabes. Do mesmo modo, os jardins de influência moura são originários dos séculos 18 e 19.

        O alcázar centra-se no Patio Morisco. Os turistas também podem subir a duas torres: a Torre de los Leones ("Torre dos Leões") e a Torre de Homenaje ("Torre de Menagem").

        Na Torre da Inquisição estão expostos uma série de mosaicos e sarcófagos romanos.