quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jungfraujoch (Suíça)


        Montanha dos Alpes suíços. Localizado ao sul de Interlaken. No pico existe uma galeria de bonecos de gelo, no Palácio de Gelo, representando ursos, águias e pinguins, em corrredores gelados. O cenário montanhoso centrado numa cadeia com três picos: Eiger (3.970 m), Mönch (4.099 m) e o Jungfrau (4.158 m).
  

        A excursão de trem mais conhecida é para o Jungfraujoch. Este cume gelado logo abaixo do pico da Jungrau é chamado de “O Topo da Europa”, estação de trem instalada a 3.454 m, a mais alta da Europa. O trem percorre um túnel dentro da pedra. A montanha pode ser visitada o ano inteiro, para passeios na neve. O maior glaciar do mundo tem um complexo de atrações. Há loja de suvenires com canivetes e relógios suíços e um restaurante.



        Há duas rotas para chegar até Jungfraujoch, a excursão pode ser feita de forma circular. Os trens saem de Interlaken para Lauterbrunnen, onde se pega a cremalheira que sobe por Wengen e depois vai até Kleine Scheidegg, que se aninha logo abaixo da famosa Eiger. 

        Diferentes trens vão de Interlaken para Grindelwald onde se pega novamente uma cremalheira que sobe por outra direção até Kleine Scheidegg. De Kleine Scheidegg uma linha independente sobe até o Jungfraujoch. Passa por túneis íngremes escavados no cerne da Eiger.

        No topo de Jungfraujoch existe uma cafeteria, o Palácio de Gelo e outras atrações. Quando o tempo está bom, avista-se a Floresta Negra, na Alemanha (lado leste) e Vosges, na França (lado oeste) e a Itália (lado sul). O calor emanado pelos visitantes do Palácio de Gelo é absorvido e reciclado para aquecer os restaurantes dentro da montanha.

        Tomar o cuidado nessa altitude, pois o ar é rarefeito o que pode provocar tontura ou enjôo quando a pessoa sobe uma escada ou faz algum outro tipo de esforço físico. Caso isso aconteça, a atitude mais indicada é descansar por algum tempo e depois retomar o caminho da descida.