quinta-feira, 30 de junho de 2011

Lucerna (Suíça)

       
        Durante a Reforma, Lucerna liderou a resistência católica na Suíça e por muito tempo a cidade esteve envolvida em disputas políticas e religiosas. É pequena, fácil de conhecer a pé. Da Estação do trem, pode-se ir caminhando até o centro medieval, a Cidade Antiga e seguir em direção a Ponte da Capela medieval.



Atrações:

PONTE DA CAPELA  (Kapellbrücke) - séc. XIV, ponte coberta para pedestres, atravessa o rio Reuss. A ponte fazia parte das fortificações da cidade. Quase no meio do rio, a ponte se liga à Wasseturm, uma torre octogonal que tinha um farol, uma prisão e um tesouro.  Construída de madeira e deste tipo é a mais antiga na Europa. Tornou-se o símbolo de Lucerna. Os painéis do telhado foram pintados com cenas da história de Lucerna e episódios da vida de São Leodegar e São Maurício, mártires que se tornaram santos padroeiros da cidade. Entre 1626 e 1635 Kaspar Meglinger acrescentou 67 quadros que representam a “Dança da Morte” porque dali eram atiradas ao rio debulhos de trigo.

KAPELLPLATZ - a fonte desta praça é coroada pela figura de Fritschi, personagem lendário e associado à primavera e à alegria.

RATHAUS - concluída em 1606, a prefeitura renascentista tem fachada ornamentada.

WEINMARKT - praça ladeada por casas históricas.

PILATUS - http://www.pilatus.ch/ - pico de 2.132 m. Tomar o trem de Lucerna até Alpnachstad, perto do sopé de Pilatus. Uma cremalheira sobre um declive de 48%.

A TORRE DA ÁGUA - torre octogonal com mais de 34 metros de altura, construída por volta de 1300, como parte da muralha da cidade, tendo sido utilizada como arquivo, erário, prisão e câmara de tortura.

HOFKIRCHE - catedral principal da população da cidade e centro religioso de S. Leodegar e S. Maurício. Mosteiro beneditino fundado no séc. VIII, destruída por um incêndio em 1633. Em 1645 foi reconstruída.

MUSEU DE TRANSPORTES SUÍÇO - apresenta a evolução dos transportes e da mobilidade na estrada, nos caminhos-de-ferro e na água, não esquecendo o ar e o espaço ontem, hoje e amanhã.

MUSEU RICHARD WAGNER - Wagner e sua família viveram na região entre 1866 e 1872. O museu mostra como Wagner viveu e trabalhou em Tribschen.

JARDIM GLACIAR - monumento com caldeirões glaciares do Período Glaciar de 20 mil anos e fósseis com 20 milhões de anos. Torre panorâmica. Encontram-se mapas em relevo mais antigos da Suíça, uma maquete histórica da cidade de Lucerna (1792) e uma sala denominada Alhambra, com jogos de espelhos divertidos.