sábado, 2 de julho de 2011

Frankfurt (Alemanha)

Localizada às margens do rio Main, afluente do Reno, altitude de 91 m acima do nível do mar.

            No séc. IX os carolíngios escolheram como residência e no séc. XII transformaram-na no lugar de eleição dos reis germânicos.

            A cidade cresceu e desenvolveu sua função comercial graças à feira que ali se realizava durante a Idade Média. Hoje constitui atração mundial no que se refere às indústrias gráficas e do livro. Após a Reforma luterana, que a cidade aceitou, ocorreram diversas revoluções de caráter social e político.

            Em 1815 torna-se mais uma vez cidade livre e devido às conferências ali realizadas, transforma-se na capital da Alemanha, permanecendo por cinqüenta anos. Nesse período experimenta grande desenvolvimento cultural.

            Goethe nasceu na cidade onde iniciou a atividade literária.

            Em 1848 instala-se na Igreja de São Paulo, a Assembléia Nacional Alemã, com o objetivo de dotar a Confederação Germânica de uma constituição liberal. Começa a estruturar-se a função financeira, que tanta projeção daria à cidade, em virtude do desenvolvimento alcançado pelas casas bancárias.

            Após a guerra de 1866, a cidade foi ocupada pelo exército prussiano e entrou em fase de ascensão industrial que a fez crescer ininterruptamente.

            Na cidade existe uma parte antiga – a Altstadt, do séc. XII, situada ao redor da catedral. Depois da segunda guerra mundial todo o centro da cidade foi remodelado e novos bairros residenciais, dotados de gigantescos shopping centres subterrâneos.

            Um dos maiores centros econômicos do país. Apresenta grande variedade de funções, sendo a mais antiga a comercial que permanece como a mais importante. A bolsa de valores fundada em 1585 é a segunda mais antiga da Europa, uma das de mais intenso movimento no mundo.

            Frankfurt preserva importantes monumentos de seu passado, alguns deles cuidadosamente restaurados, como a cada em que nasceu Goethe, e o Römer com sua fachada escalonada, um verdadeiro símbolo da cidade. A Catedral de Frankfurt merece destaque, onde eram coroados os reis, na época do Sacro Império Romano, e a casa em que Goethe se encontrava com Marianne von Willemer.




 Atrações turísticas:

Römerberg (Ostzeile) – centro histórico existem casas com vigas de madeira, reconstruída em 1986 com base nas plantas originais.

Römer (Câmara Municipal) – antiga casa aristocrata com três frontões escalonados. Câmara Municipal da cidade desde 1405. Até hoje, residência oficial do residente da Câmara Municipal.

Schirn Kunsthalle Frankfurt - construção de 1986, típico estilo pós-modernista, acolhe exposições especiais de renome.

Archäologischer Garten (Jardim Arqueológico) – ruínas de um campo militar romano com termas e do palácio real carolíngio.

Kaiserdom/Catedral Imperial (Catedral) – consagrada em 1239 em nome de S. Bartolomeu, a Catedral tornou-se oficialmente o local onde se escolhiam os reis do Santo Império Romano em 1356. Entre 1562 e 1792 recebeu 10 coroações de imperadores.

Saalgasse – conjunto de casas construídas entre 1981 e 1986, sobre algumas da Idade Média. Exemplos típicos do Pós-Modernismo.

Paulskirche (Igreja de São Paulo) – consagrada em 1833. Em 1848 acolheu a primeira Assembléia Nacional Alemã em que se baseia a atual Lei Fundamental da Alemanha.

Karmeliterkloster (Mosteiro das Carmelitas) – primeira construção consagrada no séc. XIII. Atualmenta abriga o Museu Arqueológico.

Goethe-Hauss (Casa de Goethe) – casa onde nasceu J.W. von Goethe em 1749 e residiu durante a sua juventude. No local surgiram obras como “A paixão do jovem Werther” ou onde nasceu “Fausto”.

Liebfrauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) – igreja paroquial e de mosteiro do séc. XIV.

Katharinenkirche (Igreja de Sta. Catarina) – do séc. XIV, consagrada em 1681 como igreja protestante.

Hauptwache – cada da guarda construída em 1671 e renovada em 1728, é um café desde 1904.

Alte Oper (Antiga Ópera) – construída em 1880 graças ao apoio de fundações privadas, destruída quase por completo durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruída em 1981 com base nas plantas originais.

Main Tower – primeiro arranha-céus de Frankfurt com uma plataforma panorâmica pública a 200 metros de altura.

Museumsufer (Área dos museus) – avenida arborizada dos Institutos da Cultura oferece museus para todos os gostos, desde artesanato até esculturas antigas, passando por filmes, arquitetura, pintura, história judaica.

St. Leonhard-Kirche (Igreja de s. Leonardo) – construída no séc. XIII.

Alte Nikolaikirche (Antiga Igreja de são Nicolau) – construída em finais do séc. XIII, como capela palatina real. A partir do séc. XIV, a galeria superior era o local de onde a assembléia da cidade assistia a comemorações.

Zôo Frankfurt (Jardim Zoológico) – situado no centro da cidade, possui cerca de 450 espécies animais de todo o mundo.

Palmengarten (Jardim Botânico) -  parque de 9000 m² de estufas, possui flora das mais variadas zonas climáticas.

Passeios de barco no Meno

Ebbelwei-ExpreB – circuito no expresso da sidra, um elétrico histórico. Aos sábados, domingos e feriados, pode entrar e sair do elétrico onde desejar, nas respectivas paragens.