sexta-feira, 1 de julho de 2011

Leipzig (Alemanha)

        Altitude de 130 m. Localizada na junção dos rios Pleisse, Elster e Parthe, que drenam suas águas para o Saale, afluente do Elba.

        O nome Leipzig tem raiz na língua dos primitivos habitantes da região. Os wenden (sorábios), que ali se encontravam antes do ano 1000. Lipsk, derivado da palavra eslava lipa (tília), se transformou em Leipcik: para os latinos, Lipsia.

        Leipzig é mencionada pela primeira vez como lugar fortificado em 1015, ali se encontravam colonos alemães. Em 1263 tem administração autônoma.

        O desenvolvimento da cidade está ligada ao comércio.A importância comercial tem origens medievais. As tradicionais feiras iniciaram em 1170, participavam mercadores de toda a Europa, bem como da Ásia. Feiras acontecem até hoje, realizadas em duas épocas do ano: Na Páscoa e em setembro.

        Os privilégios econômicos recebeu especialmente do imperador Maximiliano, no fim do séc. XV. O seu florescimento cultural e artístico se processou paralelamente ao progresso material.

        Desde meados do século XVIII Leipzig se tornou centro cultura. Grandes talentos se manifestaram nas letras, artes e ciências.


        Goethe, Fichte, Schelling, Lessing, Leibniz viveram na cidade algum tempo e produziram muitas obras notáveis. Assim ocorreu também com os músicos J.S. Bach e F. Mendelssohn. 



        Na praça do Mercado, onde se originou a cidade, encontra-se o velho Conselho Municipal (Rathaus), de 1558. Muitas adegas estão situadas na cidade velha, a conhecida Auerbachs Keller, cujos murais da abóboda inspiraram Goethe na criação do Fausto. Encontra-se também a cidadela de Pleissenburg, onde Lutero sustentou em 1519 sua controvérsia.


        Durante a guerra dos Trinta Anos esteve cinco vezes sitiada e quatro vezes sob ocupação inimiga. Os suecos a mantiveram em seu poder de 1642 a 1650, como garantia do pagamento de indenizações.

        Em 1813 travou-se em seus arredores a batalha de Leipzig, conhecida pelos alemães como a Batalha das Nações, na qual os franceses foram derrotados pela coligação russo-austro-prussiana. Em 1866 foi tomada pelos prussianos e em 1879 escolhida para sede do supremo tribunal do império.

        Em 1919 e 1920 ocorreram choques sangrentos em Leipzig durante as agitações esquerdistas. Durante a segunda guerra, em 1943 e 1944 sofreu violentos bombardeios aéreos aliados, arrasaram um quarto dos edifícios. Ocupada em 1945 pelo exército americano, passando depois à zona soviética. Realizado um trabalho de reconstrução, sendo símbolo o novo teatro, construído no lugar da antiga Ópera.
 
        Na cidade velha encontram a maioria dos pontos interessantes. Em Leipzig está situada a maior estação ferroviária da Europa, a Hauptbanhof, construída em 1902-1915.

        O coração musical está na parte leste da cidade velha, perto de Augustusplatz.

        Em Leipzig encontramos o dinamismo, a serenidade e bem-estar tipicamente saxônicos juntamente com a economia da alta tecnologia e a cultura clássica. Na cidade tudo se encontra perto: pontos de cultura para apreciadores de música e teatro, compras em modernas lojas e passagens históricas, lojas de antiguidade, museus, galerias, bares de gastronomia de qualidade, etc.
  
        O centro histórico é um ponto de partida, as passagens históricas, arquitetura gótica, renascentista do período da revolução industrial alemã e moderna, concentradas num quilômetro quadrado, constituem quase 1.000 anos de história.



        Ao ar livre apresentam-se estrelas mundiais do Pop, Rock e música clássica ao vivo, espetáculos de teatro de variedade, eventos desportivos, exposições de arte, feiras e festas.

        A Torre Panorâmica (ao lado da Gewandhaus/sala de espetáculos) a 120 metros sobre a cidade com perspectivas grandiosas.

        Em 1650 foi publicado na cidade o primeiro jornal diário do mundo.

MÚSICA:
        Grandes compositores viveram e atuaram na cidade o que constitui um cânone da história da música: J.S. Bach, Clara e Robert Schumann, R. Wagner, F. Mendelssohn, E. Grieg, Gustav Mahler e outros.
 
        A orquestra da “Gewandhaus” apresenta-se em espetáculos na Ópera como em concertos das cantatas de Bach com o coro Thomaner.  Esse famoso coro atua na sala de espetáculos histórica de Bach: a Igreja de São Tomás.  O coro Thomaner é o mais antigo de Leipzig, fundado em 1212.

Atrações turísticas:

Mercado – (mercado com centro comercial e passagem de artífices)

Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau) – igreja mais antiga da cidade com um dos maiores órgãos da Alemannha)

Altes Rathaus (Antiga Câmara Municipal) – de 1556/57, edifício renascentista, aqui residiram príncipes e imperadores.

Museu de Belas Artes -

Barthels Hof – o último pátio de passagem para a feira, preservado da época das feiras de mercadorias. Atualmente funcionam aqui restaurante, inúmeras lojas e um teatro.

Arabischen Coffe Baum – café-restaurante preservado, um dos mais antigos do mundo.

Handelsbörse (Antiga Bolsa de Comércio) – onde os comerciantes de feira assinavam seus contratos

Mädler Passage (Passagem Mädler) – uma passagem imponente de Lipzig

Auerbachs Keller – onde se passa auma cena do Fausto, de Goethe.

Städtisches Kaufhaus (Armazém Municipal) – o primeiro edifício de feiras para modelos do mundo.

Thomaskirche (Igreja de São Tomás) – encontra-se o túmulo de Johann Sebastian Bach.  Aqui Bach atuou como cantor do coro Thomaner. Construída em 1482-86, é uma igreja luterana. Bach foi mestre-de-capela. Bach é homenageado com uma estátua no pátio da igreja.

Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal) – construída sobre os fundamentos do antigo castelo “Pleibenburg”, no qual Martinho Lutero permaneceu em 1519 para participar numa disputa.

Augustusplatz – praça onde situa a Gewandhaus de Leipzig e a Ópera de Leipzig.

Grassi Museum (Museu Grassi) – aspectos sobre a Arte Aplicada, a Etnologia, bem como os instrumentos musicais.

Bach-Archiv Leipzig (Arquivo de Bach de Lipzig) - museu

Schumann-Haus (Casa Schumann) – antiga residência de Robert e Clara Schumann, atualmente museu.

Wagner-Denkmal (Monumento a Wagner) – busto de Wagner junto ao Lago dos Cisnes atrás da Ópera.

Hauptbahnhof – maior estação ferroviária da Europa.