Localizada na Baviera, altitude de 310 m., em planície arenosa no sopé do Jura francônio, em ambas as margens do rio Pegnitz e do canal Ludwig.
A Hauptbanhof está localizada próximo ao centro histórico, pode-se fazer uma caminhada para conhecer os pontos turísticos.
Nuremberg foi fundada próximo ao túmulo de St. Sebald, mencionada pela primeira vez em 1050. Tornou-se capital de uma fortaleza que pertenceu aos Hohenzollern a partir de 1191. A cidade teve uma fase de grande prosperidade graças ao imperador Carlos IV. Foi um dos principais centros do comércio medieval entre o Báltico e o Mediterrâneo.
A Reforma foi introduzida em 1525. Em 1532 foi assinada a paz religiosa.
A última guerra contra os Hohenzollern e o declínio do comércio báltico e mediterrâneo, em virtude dos grandes descobrimentos marítimos arruinaram Nuremberg. Foi danificada durante as guerras dos Trinta Anos, da sucessão da Espanha e dos Sete Anos.
Apesar da enorme destruição da cidade durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das construções medievais foram reconstruídas a partir de planos originais existentes desde a Idade Média.
O centro histórico é rodeado pela antiga muralha com uma extensão de 4 km. Altstadt (cidade antiga) cercada por muralhas medievais concluídas em 1452 com 128 torres e 4 portões principais. A Altstadt está dividida pelo rio Pegnitz em Lorenzer Seite, devido à igreja de St. Lorenz, e em Sebalder Seite, em virtude da igreja de St. Sebald, ao norte. A Sbalder Seite acompanha as encostas de arenito vermelho até o Kaiserburg, que domina a cidade.
Nuremberg é o centro da grande região econômica do norte da Baviera. É também um centro cultural tradicional.
Albrecht Dürer passou a maior parte da sua vida em Nuremberg, sendo sua antiga residência um museu com exposições sobre sua vida.
A cidade porém, também é conhecida por ter sido a localização de inúmeros comícios do Partido Nazi e as Reuniões de Nuremberg, assim como os Julgamentos de Nuremberg.
Atrações turísticas:
Atrações turísticas:
Kaiserburg
O Tratado de Nurembeg consistia em reuniões organizadas pelo partido Nazi entre 1923 e 1938 na Alemanha. Após a subida ao poder de Hitler em 1933, as reuniões ocorreram em Nuremberg, até 1938.
Tratavam de espetáculos de propaganda gerados pelos nazistas, utilizando-se de efeito teatral e aparatos militares para dar a Hitler imagem de um deus salvador da pátria germânica. As reuniões foram organizadas principalmente por Goebbels, ministro da propaganda nazista e Julius Streicher, Gauleiter de Nuremberg. Foram consideradas por muitos a maior arma propaganda inventada.
A cidade de Nuremberg foi escolhida devido ao ar medieval e estreitas ruas que favoreciam para as reuniões. Foram realizadas inúmeras reuniões sendo que a menor foi realizada em 1923 tendo um público de 20.000 nazistas e a maior delas foi em 1938 que levou milhões de pessoas a esta cidade e teve como missão preparar o povo alemão e o mundo para a Segunda Guerra Mundial. Com o início do conflito os espetáculos se tornaram inviáveis, em 1938 ocorreu a última reunião.