sábado, 2 de julho de 2011

Praga (Rep. Tcheca)

Patrimônio cultural tombado pela Unesco. 198m. Situada às margens do rio Vltava (Moldava), existem 18 pontes sobre o rio. Fundada em 722 pela duquesa Libusa.

Gastronomia: a comida típica é bastante gordurosa, é comum pratos com algum tipo de carne de porco ou de boi com legumes temperados e com pimenta-do-reino. ”Gulash” é um cozido de carne de músculo de boi com molho de tomate.

Religião: católica, minoria protestante.

Independência: em 1993, quando a Tchecoslováquia se dividiu em República Tcheca e Eslováquia

Escritores nascidos em Praga: Franz Kafka (1883-1924) e Rainer Maria Rilke (1875-1926).




Praga exerceu grande influência comercial pela situação privilegiada nas margens do rio e no centro das antigas rotas de comércio.

Em 1232 Venceslau I outorgou uma carta régia à “velha cidade” (Staré Mesto).
 Na “cidade velha” encontram-se monumentos históricos, as faculdades de direito e filosofia, casas comerciais, hotéis, restaurantes e escritórios.  A “pequena cidade” (Malá Strana) foi fundada devido ao grande afluxo de colonos e comerciantes alemães, na margem esquerda do rio Moldava. A “pequena cidade” na margem esquerda do Vltava estão as residências com ruas pitorescas e distritos industriais. A terceira cidade, a “cidade nova” (Nova Mesto) fundada por volta de 1348 com criação da universidade de Praga. Na “cidade nova” fica a universidade técnica, a faculdade de medicina, o palácio da justiça, teatros, bancos e parques. Abriga numerosos conventos, mosteiros, igrejas e praças. A maior é a Praça Wenceslau, onde acontecem espetáculos e atividades ao ar livre.

A cidade alcançou apogeu na Idade Média sob o imperador Carlos IV. O movimento de reforma religiosa deflagrado por Jan Hus conduziu a tensão entre alemães e tchecos. Os hussistas se apoderaram da universidade de Praga e os professores e estudantes alemães foram para Leipzig.




           Em 1541 a cidade sofreu um grande incêndio. Praga decaiu após a derrota dos tchecos na batalha da Montanha Branca (1620), veio a recuperar seu esplendor artístico na época barroca, séc. XVIII. Na cidade existem muitos palácios.

Em 1918 passou a ser a capital da Tchecoslováquia, proclamada a república. Ocupada pelos nazistas em 1939 foi libertada pelas tropas soviéticas em 1945.

Praga: cidade industrial e o principal centro de engenharia do país. As vistas mais conhecidas são: O Castelo com a Catedral de São Vito e Ponte Carlos.

Antes era muito difícil entrar no país, quase impossível, talvez a razão porque atualmente as pessoas descobriram e resolveram vir conhecê-la.

Atrações turísticas:

PONTE CARLOS (Karluv most)  - século XIV, liga a “cidade velha” com a “pequena cidade. O nome é em homenagem a Carlos IV. A ponte tem 516 metros de extensão e 10 de largura, apoiada em 16 arcos, 75 peças de ornamentação, sendo 30 estátuas de santos. Obra gótica, iniciada em 1357.  Está protegida por 3 torres distribuídas entre os dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. A ponte é decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados. A maioria delas foram construídas entre 1683 e 1714, em estilo barroco e representam vários santos e patronos venerados da época. Os artistas que decoraram a ponte com suas obras eram os mais proeminentes da Boêmia.

Entre as esculturas mais notáveis, se encontram as de São Luthgard, o Calvário e a de São João Nepomuceno. A partir de 1965 todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional.

A estátua de São João Nepomuceno é a primeira estátua a ser erguida ao longo da Karluv. É o padroeiro da cidade. Dizem que tocá-la traz sorte para os turistas. São João Nepomuceno é um dos santos na liturgia tcheca. Há inúmeras igrejas e estátuas dele por todo o país. Mas a imagem mais famosa é a da Ponte Carlos. A explicação está na lenda do santo.

No ano de 1393, João Nepomuceno (este não era seu sobrenome, e sim seu gentílico – ele nasceu em Nepomuk, na Boêmia) trabalhava como pároco em Praga, e já tinha angariado o respeito da comunidade por sua retidão e humildade – diversas vezes recusara se tornar bispo, para poder continuar o trabalho com o povo, que julgava importante. Era defensor e conselheiro dos pobres na corte do rei Venceslau IV e, de quebra, confessor particular da rainha. O rei Venceslau andava com a pulga atrás da orelha em relação a sua amada esposa Joana. E, sabendo que ela confessava com João Nepomuceno, resolveu perguntar ao pré-santo o que a Joana havia confessado. O Padre, porém, sabia que uma confissão não podia ser revelada pelo confessor. E recusou-se a contar ao rei o que havia ouvido. Pois o rei insistiu, resmungou, tentou persuadi-lo, mas não conseguiu. João continuava firme em seu voto de fé. O rei, por fim, perdeu a paciência. Mandou queimá-lo, arrastá-lo com uma carruagem e, por fim, jogá-lo no rio Moldava do alto da ponte de pedra. No lugar em que caiu no rio, surgiram cinco estrelas brilhantes. Por isso que toda imagem de São João Nepomuceno tem uma auréola de cinco estrelas.  São João Nepomuceno é padroeiro das confissões e dos confessores, é guardião das pontes.
                   
        Desde 1950, é proibido o tráfego de veículos sobre a ponte, que se transformou em um calçadão movimentado. Em cada uma das extremidades da ponte há torres de onde se pode avistar o colorido dos telhados e as centenas de agulhas das igrejas de Praga.


CAMINHO REAL - ligava dois lugares reais: o Tribunal Real (atual  Casa Municipal) e o Castelo de Praga. O nome deste caminho tem origem nas procissões de coroação dos reis e rainhas da Boêmia que passavam ao longo dele. Obs.: a última grande procissão de coroação ao longo do Caminho Real - para Fernando V- foi em 1836 com mais de 3391 cavalos e 4 camelos.

            Pode-se iniciar o passeio na Praça da República virar para a Casa Municipal, passar sob a Porta da Pólvora. Neste local, nas portas da cidade, o monarca e um enorme séquito de dignitários da igreja, aristocratas e embaixadores estrangeiros eram acolhidos pelos representantes da cidade. A porta dá acesso a uma das mais antigas ruas de Praga, Celetna.

Neste local a comunidade judaica e as associações de artífices exibiam as suas insígnias, aclamavam o seu rei. A casa mais interessante da Rua Celetna é da Virgem Negra, que possui um museu de arte cubista tcheca.

Ao fundo da Rua Celetna está PRAÇA DA CIDADE VELHA (Staromestske namesti). A procissão parava na Igreja Tyn para receber os votos de lealdade da universidade.  É uma praça bonita, com o monumento de Mestre Jan Hus no meio e o famoso Relógio Astronômico. Joao Huss , herói e reformador tcheco, acusado de heresia foi queimado vivo em 1415. A figura predominante de Huss realça a autoridade moral de um homem que desistiu da vida, mas que nunca, mas nunca desistiu das suas crenças.


Ir até a fachada de esgrafito da Casa do Minuto e  Male Namesti  (Praça Pequena) onde os mercadores aguardavam com membros das ordens religiosas.

À direita está a Rua Karlova (Rua de Carlos), cheia de lojas, restaurantes, bares, galerias de arte. Um pouco mais adiante é o Clementinum do século XVI, antigo Colégio de Jesuítas, onde ficava o clero. Observar a Praça dos Cavaleiros da Cruz.  Passar sob a Torre da Ponte da Cidade Velha e sobre a Ponte Carlos. Existem trinta estátuas barrocas até que chegar a Torre do Bairro Pequeno. Aqui termina o Passeio Real.

IGREJA NOSSA SENHORA VITORIOSA onde está o famoso Menino Jesus de Praga.  Continuar pela Rua Karmelitska e perceber a cúpula e a torre do sino de Igreja de São Nicolau, maior igreja barroca em Praga. A procissão passava pela igreja ao som dos toques dos seus sinos.

            Subir até a rua Nerudova,  o poeta e escritor tcheco Jan Neruda imortalizou centenas de personagens do Bairro Pequeno em livro Contos de Mala Strana. Nasceu na casa de "Dois Sóis". Virar à direita e subir a rampa do castelo até à Praça Hradcanske - Praça de Castelo. A procissão terminava com a coroação na Catedral de São Vito.

CASTELO DE PRAGA (Tretínádvorí, Hradcany) - Ingresso combinado para as atrações: http://www.hrad.cz/. Reservar um dia inteiro. O castelo é uma cidadela construída no século IX.  Além de 26 palácios, museus e 850 casas.





Um dos destaques: Catedral São Vito (guarda as jóias da coroa tcheca) e Viela de Ouro, reúne casinhas tão pequeninas que parecem de Liliput. A casa número 22 viveu o escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), com sua irmã. Conhecer os jardins e a viela dourada, ruazinha estreita ladeada por pequenas casas construídas no século 16, hoje ocupadas pelo comércio local.

Na cidadela está a Basílica de São Jorge, construída em 920.
Existem concertos na nos domínios do castelo.  Perceber a vista do alto da escadaria que leva de volta à cidade.

A Sede do governo e residência do presidente desde 1918 passou por várias reformas.

HRADCANY - bairro nos arredores do castelo. A praça está rodeada de palácios, o mais importante é o Schwarzenberk, estilo renascentista. Encontra-se neste bairro um dos lugares mais importantes de peregrinação, o Loreto, onde situam uma igreja, várias capelas e outros edifícios religiosos.

CONJUNTO ARQUITETÔNICO BARROCO DO LORETO
fundado por Catarina de Lobkowitz, século XVII. O santuário está próximo a Santa Casa, uma réplica da Casa da Virgem Maria. Decorada com relevos dos episódios da vida de Maria, a capela construída depois da batalha da Montanha Blanca (1620). Converteu em um dos símbolos da vitória do catolicismo sobre os protestantes

QUARTEIRÃO JUDAICO.
ingresso combinado (http://www.jewish.czmuseum.cz/) nclui o cemitério (Siroká, 3), a Sinagoga Espanhola (Vezenská,1), a Velha\Nova Sinagoga (Cervená, 2), a mais antiga em atividade na Europa, e a Sinagoga Pinkas (Siroká, 3), junto ao cemitério. Um memorial dedicado aos judeus tchecos assassinados pelos nazistas – há 80 mil nomes de vítimas nas paredes.

JOSEFOV - bairro judeu a cinco minutos a pé da Praça de Cidade Velha, reúne seis das mais antigas sinagogas da Europa, como a Staronová de 1270, um cemitério construído em 1470, com 12 mil lápides e Museu judaico que inclui objetos sacros de colônias judias trazidos a Praga pelos nazistas com a intenção de criar um museu de "uma raça extinta". O bairro foi reformado na virada do século, por exigência do governo, que via nos edifícios antigos uma ameaça à saúde pública. Hoje, a arquitetura em estilo "art noveau" domina a paisagem. Outra exposição comovente é a de desenhos feitos por crianças prisioneiras do campo de concentração de Terezín. As sinagogas são históricas. No séc. X o bairro estava separado da Cidade Velha por muros e portões. A área foi reconstruída entre os anos de 1896 e 1911. No bairro encontra-se estátua em tributo a Kafka, com um enorme homem sem cabeça. Visite pelo menos as sete sinagogas mais importantes do quadrilátero e o velho cemitério judaico (séc. XV), com 12 mil túmulos preservados, eles fecham sexta-feira antes das 18:00 hs e aos sábados não abre, por conta do shabat.
 
CATEDRAL DE SÃO VITO
Iniciada em 1344, durante o reinado de Carlos IV, ficou inacabada até o século 19. A grande capela de São Venceslau, uma das remanescentes do século 14, é a maior atração, com decoração contendo 1,3 mil pedras semi-preciosas e afrescos sobre temas bíblicos.

ANTIGO PALÁCIO REAL - residência de príncipes e reis da Boêmia entre os séculos 11 e 17, foi palco de uma das mais terríveis execuções do país: em 1618, dois católicos foram atirados da janela por protestantes irados.

BASÍLICA DE SÃO JORGE - Igreja romanesca, ligada a um convento beneditino, que reúne o acervo de arte gótica, barroca e renascentista da Galeria Nacional.

IGREJA DE SÃO NICOLAU - erguida no século XIII, São Nicolau é o patrono dos mercadores. A Igreja sofreu várias alterações, foi reconstruída em estilo barroco entre 1732 e 1737. Nesta Igreja tem sempre concertos.

RELÓGIO ASTRONÔMICO - TORRE DA PREFEITURA – suba até o alto da Torre onde o relógio está instalado, para admirar de cima o vai-e-vem das carruagens e as torres da Igreja de N.Sra. Diante de Tyn. Nas horas cheias, bonecos da morte e dos 12 apóstolos movimentam-se em uma janela de madeira. O espetáculo acontece de hora em hora, das 9 às 21 hs. Quando o ponteiro de minutos chega ao número 12 começa a chamada “procissão dos apóstolos”, com 13 estátuas: primeiro surge a imagem da morte, que carrega uma ampulheta, depois desfilam, um a um, os 12 apóstolos de Cristo, todos com objetos (Judas traz um livro; José, um pergaminho; João, uma cobra). O relógio está localizado na torre da prefeitura. O Orloj foi construído em 1410. O relógio tem dois mostradores principais. No alto, o chamado astrolábio, que indica a posição do Sol, da Lua e dos trópicos de Capricórnio e Câncer, além das horas, do nascer e do pôr do sol, os signos do zodíaco, equinócio, eclipses etc. Instalado na torre gótica da Câmara Municipal da Cidade Velha. O relógio marca quatro diferentes tempos: o da Europa Central (o tempo antigo alemão), o antigo tempo boêmio (o novo dia começa com o pôr do sol), o tempo babilônico (variável, já que um dia vai do nascer até o pôr do sol, logo, os dias são mais longos no verão) e o tempo astral (indica o dia, sua posição na semana, mês e ano).

            Abaixo do relógio está o calendário, representando os 12 meses do ano e mostrando as diferenças na paisagem rural nas quatro estações. Este painel foi colocado em 1870, muito depois do astrolábio. Ao lado do calendário estão outras quatro estátuas: as de um cronista, de São Miguel Arcanjo, de um astrônomo e de um filósofo.

PRAÇA WENCESLAU - não é exatamente uma praça, mas uma avenida larga, que ficou famosa por ter sido palco de dois dos principais eventos da história recente do país: o fim da Primavera de Praga e a Revolução de Veludo. A região foi totalmente reconstruída no século 19, quando ganhou a feição atual e seus prédios em estilo "art nouveau", como o Hotel Europa, no número 25.

TEATRO - teatro construído em 1769 em estilo neoclássico foi palco da primeira ópera Don Giovanni, de Mozart, conduzida pelo próprio compositor, em outubro de 1787.

PRAGA DE KAFKA - Kafka viveu grande parte de seus 41 anos em Praga e muitos dos lugares que marcaram sua vida ainda podem ser visitados. O escritor nasceu em uma casa na esquina entre as ruas Maislova e U Radnice, próxima da praça central. No começo deste século, uma casa maior foi construída no lugar, mantendo apenas o portal original. Nela há uma pequena exposição permanente sobre o autor, com fotos, objetos, primeiras edições e textos informativos.

MUSEU KAFKA – conhecer um pouco da atmosfera e da alma do autor de “O processo”. De 10 às 18:00 hs.  http://www.kafkamuseum.cz/
Vale a pena uma parada no parque Kampa, em Mala Strana, existem aléias cercadas por belas estátuas, avista-se a água do rio correr.

CIDADE NOVA (Nove Mesto) – fica a PRAÇA VENCESLAU (Václavské námestí) ou da República, palco de grandes manifestações políticas como as da Primavera de Praga (1968). Em 1992 nasceu a República Tcheca. A Praça Venceslau é um  vaivém 24 horas, um largo boulevard entre as cidade Nova e Velha. Boates, bares e quiosques ao longo do passeio que fica o Museu Nacional (Národní Museum).

            Um passeio pelas margens do Rio Moldava, na parte da tarde até Monte de Petrin, onde há uma miniatura da torre Eiffel e uma vista soberba da cidade.  Continue pela margem do rio e veja o Teatro Nacional na ponte seguinte e a Casa Dançante na próxima.

            Em Praga que oferece inúmeras atrações, pode-se repetir programas que impressionaram, ou fazer programas fora do circuito. Ou, ainda, usar para compras ou museus. Ou sair de Praga, e visitar Kutna Hora, Cesky Krumlov ou Karlovy Vary … 

            O Museu dos Brinquedos de Praga contém uma coleção lúdica que inclui animais de madeira, carrinhos, trenzinhos, pequenos castelos e barcos em miniatura, alguns há mais de 150 anos. Existe uma coleção de ursinhos de pelúcia e bonecas. A coleção de bonecas Barbie se destaca por sua extensão histórica, já que vai das primeiras bonecas, fabricadas em 1959, até as bonecas atuais. O museu está localizado dentro do complexo palaciano de Praga, na antiga residência do conde. Esse museu contém a segunda exibição de brinquedos mais importante do mundo. Os brinquedos são provenientes do mundo inteiro organizados em ordem cronológica, começando pelos brinquedos mais antigos e terminando pelas bonecas Barbie.

SINAGOGA ESPANHOLA – uma das mais bonitas, abre de 9 às 18:00 hs . Local: Vezenska 1. Perto da sinagoga há bares que os jovens se reúnem para ouvir música judaica. http://www.jewishmuseum.cz/

CONCERTOS - opções de músicas em igrejas e salas de concerto. O Smetana Hall (espécie de teatro municipal local) tem ótima programação. A Orquestra Sinfônica Real de Praga apresenta-se numa sala construída e decorada no estilo art nouveau.  Adquirir tíquetes antes. 

MUSEU DO COMUNISMO – a fachada vale uma foto, pois ele divide espaço com uma filial de rede americana de lanches e com um cassino. Lá dentro percebe-se que deveria chamar Museu do Anticomunismo, pois existe à venda o Manifesto Anticomunista de 1975, além de críticas ao regime vivido pelos tchecos até final dos anos 80. De 9:00 às 21:00 hs.

CERVEJA NO BAR E NO BANHO – Praga é fonte de muitas bebidas que atraem como: absinto (enlouqueceu Baudelaire e Toulouse-Lautrec), chegando a ser proibida e agora liberada mais fraca; slivovice (forte aguardente a base de frutas) e becherovka (licor de fórmula secreta que leva 34 ervas e tem sabor de canela).  As cervejas são as mais cotadas. A Pilsner Urquell – vermelha, produzida desde 1842 na cidade de Pilsen, a menos de 100 km de Praga. Nas regiões de Moravia e da Boêmia, antigos reinos, há mais de cem fábricas de cerveja. Pivova, cervejaria abastecida por uma única marca de cerveja, em seus vários tipos. Mesmo os abstêmios podem se esbaldar em um dos spas de cerveja da cidade, onde é possível tomar banho na espuma do líquido em ofurôs, com a promessa de saúde e bem estar. Os tchecos são alucinados pela bebida, tanto que são os maiores consumidores do mundo.

MUSEU DA TORTURA - localizado próximo a Ponte Carlos.