quarta-feira, 5 de novembro de 2014

BRAGANÇA (Portugal)


          Capital do distrito homônimo, de Trás-os-Montes, região norte de Portugal, com 49 freguesias. O município faz limite ao norte e leste com a Espanha.

         Bragança foi reedificada no lugar onde existiu a aldeia Benquerença. A primitiva povoação, chamada Brigância, foi atribuída a Brigo, 4° rei de Espanha, no ano de 906 a.C. De Brigância, passou a se chamar Bragança.


No tempo dos Godos manteve sua importância. Durante as guerras entre Cristãos e Islamitas, Bragança foi saqueada e ficou arruinada.

Em 1130, D. Fernão Mendes, cunhado de D. Afonso Henriques, reconstruiu-a no lugar de Benquerença, propriedade dos frades do mosteiro de Castro de Avelãs. Essa nova povoação sofreu ainda nas lutas posteriores com os árabes, a cidade foi novamente destruída.
 
 

Igreja de São Vicente – do século XIII, templo de raiz românica. Segundo a tradição, nesta igreja teria sido realizado o casamento clandestino de D. Pedro com D. Inês de Castro.
 
 

Castelo de Bragança – fortaleza medieval de raízes afonsinas, reconstruída e reformada no tempo de D. João I, localizado no centro histórico de Bragança.





Igreja de Santa Maria – situada no terreiro do Castelo, templo de origem românica.