sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SAGRES ((Portugal)


Cidade da escola de navegação que mudou a história da humanidade. A Escola de Sagres, fundada por Henrique, o Navegador, formou capitães que conquistaram a costa da África, descobriram o Brasil e outros destinos americanos. 




Cabo de São Vicente está próximo(3 km), possui um famoso farol da Europa, localizado num penhasco.

 


Sagres deriva de Promontorium Sacrum que significa “Promontório sagrado” nome dado pelos Romanos. As ruínas mais importantes são uma residência, termas, tanques de salga de peixe na Boca do Rio e na Praia de Salema.

 

 
 
         Foi uma época de descobertas, a cartografia era mais precisa devido aos novos instrumentos de medida, com versões do astrolábio e do relógio do sol, os mapas eram atualizados e melhorados, foi concebido um tipo especial de embarcação, a caravela.

                                      Os grandes capitães e marinheiros
                                      Com que fizeram a navegação,
                                      Jazem longínguos, lúgubres parceiros
                                      Do nosso esquecimento e ingratidão.
                                                        (Fernando Pessoa)   

                                                              
 
 

 
 
 
Rosa dos Ventos – círculo com 43 metros de diâmetro e 32 raios feitos com pedras, descoberto em 1921. Alguns estudiosos acreditam que tenha sido um relógio solar.


 
Igreja N.S. da Graça – construída em 1579.



Fortaleza – o rei D. João III ordenou a construção no séc. XVI para proteger o convento franciscano dos ataques dos piratas, é conhecida como Castelo de Sagres ou Forte de Sagres. No sismo de 1755 a fortaleza ficou danificada.

 

 
COSTA VICENTINA – percurso com cenários belos, encostas íngremes e formações rochosas recortadas e banhadas pelo mar, pitorescos povoados litorâneos e vilas de pescadores.