domingo, 2 de novembro de 2014

COIMBRA (Portugal)


www.turismodocentro.pt

         A origem do nome da cidade provém de Conímbriga, denominada pelos romanos quando chegaram ao local. Em 711, os mouros ali estabeleceram-se, passou a chamar-se Kulumiyya, tornando-se importante centro comercial entre o norte cristão e o sul árabe. Em 871 passa a ser Condado de Coimbra.

         No séc. XII, com a estrutura urbana desenvolvida, dividiu-se em cidade alta e baixa. Denominada Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas e clérigos, mais tarde, os estudantes. A cidade baixa era a do comércio, do artesanato e bairros ribeirinhos populares.

 

         O centro histórico possui ruas estreitas, existe a porta de entrada da cidade medieval.O concelho de Coimbra está dividido em 18 freguesias.

A distância de Lisboa é de 210 km, a cidade é banhada pelo Rio Mondego.

 

         A Universidade de Coimbra – www.uc.pt/informacaopara/visit - considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Foi fundada em 1290, a primeira do país uma das mais antigas da Europa, famosa pela biblioteca barroca. Destacam-se:
Porta Férrea - de 1634, entrada para o Pátio da Universidade;
Via Latina - do século XVIII, coluna maneirista;
Torre – construída entre 1728 e 1733, estilo barroco, possui 34 m. de altura;
Biblioteca Joanina – de 1717, estilo barroco, contém cerca de 250.000 obras, destacando-se o Direito, Filosofia e Teologia. Os morcegos são referidos algumas vezes, como exemplo o livro de Umberto Eco, A Obsessão do Fogo, os morcegos que existem na Biblioteca protegem os livros de insetos (em especial da traça), alimentando-se deles, preservando os livros numa especial relação simbiótica;
Capela de São Miguel – construída entre 1517 e 1522, fachada manuelina, órgão barroco de 1733;
Sala dos Capelos – antiga sala do trono, palco das cerimônias acadêmicas;
Prisão Acadêmica – a pena máxima era aplicada para quem destruísse um livro. Instalada em um dos pisos inferiores da Biblioteca Joanina.  


Insígnia da Universidade - Sapiência ou Minerva, deusa latina da sabedoria, coroada, com um livro aberto na mão esquerda e um cetro, na direita. A figura está no passeio empedrado que antecede a entrada da Porta Férrea.
 
 
Museu da Ciência – Universidade Coimbra – www.museudaciencia.org

Museu Acadêmico – coleção de trajes acadêmicos e objetos ligados à história e vida acadêmica.

Sé Nova – construída em 1598, fundada pelos Jesuítas. Possui órgãos Neo-clássicos, do  séc. XVIII e pia batismal manuelina originária da Sé Velha.

Sé Velha – construída em 1162, claustro gótico, possui conjunto de esculturas dos séculos XII, XIV e XVI.

Núcleo da Cidade Muralhada –www.cm-coimbra.pt - núcleo museológico, possui maquete da cidade medieval.

Arco e Torre Almedina – as muralhas tinham cerca de 2 km no período medieval, como sistema de defesa. É a entrada principal para a parte Alta da cidade.


 

Igreja de São Bartolomeu – fundada no século X.

 

Mosteiro de Santa Cruz – construído em 1131 pelos cônegos regrantes de Santo Agostinho.   

Mosteiro de Santa Clara-a-velha – http://santaclaraavelha.drcc.pt - construção iniciada em 1286, estilo gótico. Destaca-se a ruína “Modelação Virtual – Viagem no Tempo”, possibilita ao viajante a recriação do Mosteiro desde a sua construção até o seu abandono no século XVII.


Mosteiro de Santa Clara-a-nova – edifício barroco dos séculos XVII e XVIII.

 

Mosteiro de Celas – edifício gótico, fundado em 1210.

Igreja de Santa Clara – possui relicário de prata e cristal, repousa a Rainha Santa Isabel, famosa pelo milagre das rosas.

Portugal dos Pequenitos – www.portugaldospequenitos.pt - parque lúdico-pedagógico dedicado à Criança, apresenta réplicas e elementos sobre arquitetura e história de Portugal.

Casa Museu Miguel Torga – livros da biblioteca pessoal de Torga, artigos de imprensa e poemas, outros objetos, como máquina de escrever, canetas, etc.

 

Parque Verde do Mondego – ao lado do Rio Mondego.