sexta-feira, 21 de novembro de 2014

SILVES (Portugal)


          Saúda, por mim
                           Os queridos lugares de Silves
                           E diz-me se deles a saudade
                          É tão grande quanto a minha.
                                      (Al-Mouhatamid)

         Este poema está reproduzido nos azulejos da entrada de uma residência na cidade. O poeta escreveu após se mudar para Sevilha, para assumir o trono. Silves se tornou a capital de Al-Gharb Al Andalus, como chamavam a região pelos árabes. A cidade era conhecida como capital cultural. Havia poetas importantes nesse período, como o Al –Mouhatamid, e também governador de Silves, depois, tornou-se rei de Sevilha. Ele descreve Silves como uma cidade de indulgências. 

 
 
 
 
A etimologia de Silves está relacionada ao povo Konii, artífices no trabalho de ouro e prata. No reino desse povo, denominaram de “Zilb”, isto é Cidade da Prata, a cidade principal de um dos minérios. Na palavra “Xilb” ou “Silb”, que é a evolução do antigo idioma Konii de “Zilb” e no irlandês é “Zilver”, no inglês é “Silver”. Todos estes nomes significa “prata”.           


Antiga capital do Algarve, belo local com figueiras, laranjais e limoeiros. No passado, centro de cultura freqüentado por poetas, oradores e historiadores do império mouro, o segundo maior depois de Córdoba, na Espanha.


A cidade oferece como atrativo passeios pelas ruas e visita ao Castelo de Silves, com muralhas poligonais maciças, enorme cisterna abobadada e catedral, uma antiga mesquita do século XIII.


 
        O Algarve atrai milhões de estrangeiros todos os anos, a maioria britânicos. A região possui costas rochosas, serras, colinas, vilas de pescadores e cidades medievais, o Algarve tradicional persiste.




         O Castelo na cidade foi a capital cultural da região durante o domínio mouro, é o maior do Algarve.

 
         Praia da Rocha, berço do turismo do Algarve. Na região há praias de areia dourada recortadas por irregulares falésias vermelhas.

 Na primeira metade do séc. XI árabes penetraram, chegaram na época da colonização moura na Andaluzia, região vizinha na Espanha.

Dominaram a cidade dinastias do Norte da África, depois foi conquistada por cruzados cristãos. A influência árabe continua. A experiência moura se concretiza na feira anual medieval, que ocorre no mês de agosto de cada ano. Vários locais e visitantes se fantasiam em roupas de época, com receitas típicas da época, encenações de fatos históricos, entre  mesquitas e outros edifícios recriados.


Existe referência aos mouros, como os azulejos de cerâmica decorados com arabescos, lanternas de latão martelado, etc.