terça-feira, 4 de novembro de 2014

VISEU (Portugal)


Localizada ao norte de Portugal, sede de município que está subdividido em 25 freguesias.

         Situada num circuito montanhoso, ao norte pelas Serras de Leomil, Montemuro e Lapa, a noroeste pela Serra do Arado, ao sul e sudoeste pelas Serras da Estrela e Lousã, a oeste pela Serra do Caramulo. O município tem superfície irregular com altitudes entre 400 e 700 metros.

         Três rios banham a cidade: Vouga, Dão e Pavia.

         Entre 712 e 1057, intervalo da ocupação moura, Viseu era conhecida por Castro Vesense. A palavra “vesi” tem o significado de “visigodo”.

         A origem da cidade é da época castreja, com os romanos houve desenvolvimento, estradas novas foram construídas.

         No século VII foi ocupada pelos muçulmanos, durante a Reconquista da península, sofreu ataques entre cristãos e muçulmanos.

         No período entre 1383-1385 Viseu foi atacada, saqueada e incendiada pelas tropas de Castela, D. João I mandou construir um cerco de muralhas, para defesa.
 
                                                                   Rei D. Duarte

          A cidade é doada ao Infante D. Henrique (primeiro conde de Viseu). Em 1960 foi construída uma estátua para homenageá-lo.

            Em 1391 nasce na cidade D. Duarte (rei), irmão do Infante D. Henrique. 

 


 Sé Catedral  -  século XIII, no piso superior encontra-se O Museu de Arte Sacra.  

 Igreja da Misericórdia - século XVII, estilo rococó, situada num ponto elevado em relação à cidade, no Adro da Sé, com vista panorâmica para a cidade. No local encontra-se vestígios da antiga muralha.
 
 

Termas de São Pedro do Sul - Em 1152, Dom Afonso Henriques reconheceu a importância do local onde nasciam águas especiais.

Muralha romana – a Porta do Soar construída em arco é o eixo principal de circulação da antiga cidade.
 
 
 

Palácio do Gelo Shopping – centro comercial com 175.000 m², estão no local: Hipermercado Jumbo, Fnac, H&M, Desigual, etc. Possui seis salas de cinema. O Bar de Gelo com pista de gelo e terraços panorâmicos com vista para as Serras da Estrela e Caramulo.

Termas de Alcafache Spa Termal – existe há mais de 50 anos