sábado, 14 de julho de 2012

COPENHAGUE

Copenhague significa porto do mercador. Situada no leste da Ilha Zelândia, com uma parte da cidade na Ilha de Amager. Data de 1043, as primeiras notícias que se tem de Copenhague, como uma pequena aldeia de pescadores. A partir deste ano, tornou-se posto de comércio e ponto estratégico, devido sua posição próxima de canais naturais, facilitando rotas do comércio europeu. Em 1443 tornou-se residência real e a capital.




A Igreja de Nossa Senhora (Vor Frue Kirke), a Catedral é do séc. XII, foi reconstruída depois do bombardeio de 1807.

 Na época dos vikings existia um vilarejo de pescadores de nome Havn (porto). A cidade sofreu ataques da Liga Hanseática.

Em 1801 ocorreu a Batalha de Copenhaga contra a marinha dinamarquesa, no porto da cidade. No bombardeio em 1807, devido a expedição britânica, inúmeros danos e mortes.

Por volta do ano de 1850 as muralhas da cidade foram abertas para proporcionar o desenvolvimento.

De 1940 a 1945 tropas alemãs ocuparam a cidade e o país.

A cidade é plana, os pequenos desníveis são provenientes das glaciações.




Atrações:

- Deusa Gefion (mito nórdico) - Divindade patrona dos lavradores, podia prever o futuro, mas não modificá-lo. De sua relação com o rei Gylfi da Suécia, nasceram quatro filhos para os quais a deusa exigiu terras. A resposta do rei foi a de que poderia ter tantas quantas conseguisse arar num dia. Gefion, então, transformou os filhos em enormes bois e arou uma área imensa, que separou da Suécia e levou para a Dinamarca, onde esta se tornou a província de Sjaeland. O buraco remanescente na Suécia transformou-se no lago Vänern. Gefion aparece em várias fontes como a mãe alegórica da Noruega, Suécia e Dinamarca. Uma fonte mostrando a deusa dirigindo seus bois para puxar seu arado, na ilha de Zelândia.









- Palácio de Amalienborg (residência da familia real) - O palácio Sophie Amalienborg foi construído entre 1667 e 1673. Borg significa “castelo”. Em 1689 sofreu um incêndio. Quatro prédios formam o Palácio, no fundo fica a Igreja de Mármore:
- Palácio de Cristiano VII, ou Palácio Moltke foi construído entre 1750 e 1754.
- Palácio de Cristiano VIII  ou Palácio Levetzau, construído para o Conselheiro von Levetzau, em 1750.
- Palácio de Frederico VIII, ou Palácio Brockdorff, construído entre 1750 e 1760, para o Barão Brockdorff.
- Palácio de Cristiano IX, ou Palácio Schack, construção iniciada em 1750.
Mais tarde estabeleceu  uma nova cidade, chamada Frederiksstaden, “cidade de Frederico”. Amalienborg é a parte central de Frederiksstaden. No meio da praça do Amalienborg consta a estátua do rei Frederico V. A troca da guarda pode ser vista pelos turistas, são quatro: uma para cada castelo, existe o limite do espaço para os turistas e as fotos.

- Palácio de Christiansborg – antiga residência da Família Real e atual sede do Parlamento, dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Foi incendiado duas vezes, em 1784 e 1794 e reconstruído em 1907.

- Glypotek (Ny Carlsberg Glypotek) – museu de arte, fundado com a coleção de Carl Jacobsen,  filho do fundador da cerveja Carlsbert (Jacob Christian Jacobsen). O museu possui peças egípcias, gregas e romanas da antiguidade, contém esculturas e pinturas.

- Tivoli parque e jardim, inaugurado em 1843, possui inúmeras atrações.











- Zoológico - um dos mais antigos da Europa, fundado em 1859, possui área de 11 hectares situada no município de Frederiksberg. Em 2005, o governo da Tasmânia presenteou o zoológico, com quatro diabos-da-tasmânia, sendo o único lugar fora da Austrália a possuir essa espécie em cativeiro.

 

Castelo de Kronborg – cenário de Shakespeare para Hamlet, personagem Príncipe da Dinamarca. Situado perto da cidade de Helsingor, ponto estreito entre a Dinamarca e Suécia. O estreito tem quatro quilômetros de largura, daí a importância estratégica de manter um forte nesta posição. Considerado Patrimônio Mundial da Unesco.  Construído em  1420. O rei insistiu no pagamento de um pedágio (portagem) por todos os navios que desejassem entrar ou sair doBáltico. Construiu um forte controlando o estreito do Categate. Kronborg adquiriu o nome de hoje em 1585 quando foi reconstruído pelo rei Frederico II. Em 1629 parte do castelo foi incendiado. Uma série de muralhas foi construída em torno. De 1739 até meados do séc. XIX  foi usado como uma prisão para escravos. Os internos eram guardados pelos soldados alojados no castelo. Os escravos eram condenados, divididos em duas categorias: aqueles com sentenças menores foram categorizados como honestos e permitidos a trabalhar fora das paredes do castelo. Os sentenciados por violência, assassinato, incêndio premeditado e semelhantes, foram categorizados como desonestos e tiveram que cumprir a sentença inteira fazendo trabalhos físicos pesados dentro das muralhas do castelo. De 1785 a 1922 o castelo estava sob a administração militar. Kronborg é também conhecido por muitos como "Helsingor”.






O Palácio de Frederiksborg - situado em Hillerod,  Condado de Frederolsborg. Maior palácio da Escandinávia, construído sobre três ilhotas do Slotssø, "lago do castelo", por Cristiano IV da Dinamarca, entre 1560 e 1630, para residência real. O seu nome é em homenagem ao rei Frederico II da Dinamarca. O palácio foi destruído, em 1830. por um incêndio, reconstruído posteriormente. Atualmente abriga o Museu de História Nacional da Dinamarca.





- Casa de Ópera de Copenhague - sede da ópera nacional da Dinamarca. A Operaen é considerada a casa de ópera mais cara já construída. Foi erguida na ilha de Holmen com custo toal de mais de 500 milhões de dólares. Propositalmente, fica na direção do Palácio de Amalienborg e da Igreja de Mármore.






- Nyhavn (Porto Novo) - popular área na cidade de Copenhague. O canal foi escavado por soldados entre 1671 e 1673, no reinado de Cristiano V, para permitir o acesso dos barcos mercantes. Muitos e ricos mercadores instalaram-sem em redor, dando início à era de ouro de Nyhavn. No início do século XIX os mercadores abandonaram a zona depois do bombardeio da cidade por parte da marinha inglesa, em 1807, durante a Guerra de Napoleão. Houve um período de decadência, a zona ganhou um antro de prostitutas e marinheiros. Neste período viveu em Hyhavn o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, durante cerca de 20 anos, onde escreveu seus primeiros contos, em 1835. Atualmente os edifícios se transformaram em bares, cafés e restaurantes, local famoso e concorrido.




Estátua Pequena Sereia - considerada símbolo da cidade, representa o personagem de um dos contos infantis de Hans Christian Andersen.

Resumo do conto A Pequena Sereia: uma jovem sereia estava disposta a dar sua vida nos mares a fim de conseguir uma alma humana e o amor de um príncipe. Vivia no reino subaquático com o pai, a avó e  cinco irmãs mais velhas. Completando 15 anos havia permissão para nadar até à superfície. Cada ano, uma sereia atingia a superfície, ao regressar contava as aventuras. A Pequena Sereia despertou a curiosidade sobre o mundo e os humanos. Quando chegou à superfície, avistou um príncipe num barco e apaixonou-se. Uma tempestade acontece, a Pequena Sereia salva o príncipe, leva-o para a costa perto de um templo e espera uma jovem. O príncipe não chegou a ver a Pequena Sereia porque estava inconsciente. A Pequena Sereia pergunta para sua avó a diferença entre os humanos e o resto dos seres do seu reino. Ela explica que os humanos têm uma vida mais curta, mas quando uma sereia morre, ela transforma-se em espuma do mar e acaba por desaparecer, enquanto os humanos têm uma alma eterna que, mesmo depois de mortos, continuam a viver no céu.

A Pequena Sereia, desejando por alma eterna e amor do príncipe, vai ter com a Bruxa do Mar, que lhe oferece uma poção, em troca da sua voz. A Bruxa do Mar avisa que uma vez que ela se torne humana, nunca mais poderá voltar ao oceano, que ao beber a poção irá sentir como se tivesse mil espadas no corpo. Quando se recuperar teria um par de pernas para dançar. No entanto, ela irá se sentir como se estivesse a andar em facas afiadas, e os seus pés iriam sangrar. Além disso, ela iria conseguir uma alma se encontrasse o beijo do verdadeiro amor e se o príncipe também a amasse e casasse com ela. Se não acontecer, na primeira madrugada do casamento do príncipe com outra mulher, a Pequena Sereia morrerá com o coração despedaçado e desintegrará em espuma.

A Pequena Sereia bebe a poção e encontra-se com o príncipe, que se sente atraído pela sua beleza,  mesmo sendo ela muda. Sabendo que o príncipe adora vê-la dançar, ela assim o faz apesar da sua dor agonizante. O pai do príncipe o ordena casar com a filha do Rei vizinho. Ele diz à Pequena Sereia que não o irá fazer, pois ele está apaixonado pela jovem do templo, acreditando que foi ela quem o salvou.  Com isto, o casamento entre os dois é anunciado. Casam-se, deixando a Pequena Sereia de coração partido.

A Pequena Sereia desespera-se, desiste de tudo e acredita que apenas a morte a espera, mas antes da madrugada, as suas irmãs aparecem com uma faca de prata que a Bruxa do Mar deu em troca dos seus longos cabelos. Se a Pequena Sereia esfaquear o príncipe com a faca e deixar o sangue dele cair sob os seus pés, ela iria voltar a ser uma sereia e o seu sofrimento iria acabar. A Pequena Sereia não tem coragem de matar o príncipe enquanto ele dorme deitado ao lado da sua esposa. Ao chegar a madrugada, ela atira-se no mar. O seu corpo transforma-se em espuma, mas em vez de desaparecer, ela sente o calor do sol, tornou-se num espírito, uma filha do ar. Outros espíritos contam que ela se tornou espírito devido ao seu esforço e dedicação ao tentar ter uma alma eterna.