segunda-feira, 30 de julho de 2012

MOSCOU

            Banhada pelo rio Moskvá (Moscou) e seu afluente Iauza. Situa-se num descampado entre a taiga e a floresta mista, o que lhe deu, durante séculos, o aspecto da cidade de madeira. A cidade tem o nome do rio, com formas diferentes da mesma palavra: Moscou, Moskva e Moscovo. Desconhecem a origem do nome, porém existem algumas versões: primeira, proveniente da língua fínica, significando escuro e turvo;
a segunda, da língua fino-permiana Komi, com o significado rio das vacas;
a terceira da língua fino-volgaica, significando rio dos ursos;
a quarta, uma modificação de mongol (mushka) que significa desordenado ou angular, com relação à estrutura desordenada ou angular do rio Moscou.

Ponto estratégico das rotas da Rússia, por onde passavam as caravanas vindas do Oriente para a Europa, a cidade cresce com o estabelecimento de mercadores e artesãos.
           
Com a transferência da capital para São Petersburgo em 1712, o crescimento diminuiu. A partir da Revolução de 1917, a cidade retorna o crescimento e a posição de capital. O tradicional gosto do povo russo pelo balé e pela música se reflete no grande número de casas de espetáculo. O Kremlin, antiga fortaleza, hoje é residência do presidente russo e do poder executivo do governo da Rússia. Considerado Patrimônio da Humanidade.
           
A cidade possui quatro aeroportos internacionais, um dos mais profundos túneis subterrâneos do mundo, o metrô de Moscou, perdendo apenas para Tóquio. O metrô possui mais de 180 estações.

            Tolstoi relata no romance Guerra e Paz o acontecimento dramático (invasão das tropas de Napoleão em 1812).

            Tchaikovsky compôs a música A abertura 1812 que retrata os acontecimentos, com carrilhão e canhões.

A cidade se originou em 1156 com uma fortificação. Em 1238 foi incendiada pelos mongóis.

Em 1334/40 foi transformada no Kremlin (cidadela). Em 1380 o príncipe Dmitry Donskou ganhou a batalha que acabou com o poder dos tártaros na Batalha de Kulikovo.
          
           Em 1612 houve a invasão lituano-polaca. Em 1682, houve revolta de Moscou.
           
          Em 1712, deixa de ser capital. Pedro, o Grande fundou São Petersburgo em 1703, motivos: proximidade com o mar e a localização estratégica para o comércio.



          Em 1812, a invasão francesa das tropas de Napoleão, o incêndio e a destruição de Moscou produziram decréscimo da população.

           Em 1917 com a Revolução Russa, Moscou torna-se a capital da União Soviética.

          Em 1941 a cidade é bombardeada, na Segunda Guerra Mundial, pela Alemanha. A população continuou a construção do metrô iniciada em 1930.

          Em 1991 a URSS é dissolvida e Moscou cresce, desenvolve a cultura, mas com problemas como o crime organizado e a pobreza.

          Embalsamado em mausoléu de granito na Praça Vermelha, o corpo de Vladimir Ilitch Lênin, desde a sua morte, em 1924.

A cidade de Moscou proporciona o consumismo: o shopping GUM, antigo centro de distribuição de alimentos, na Praça Vermelha, é um símbolo das novidades e atrações comerciais. 

           O Museu Central da História Contemporânea da Rússia, que já chamou Museu da Revolução, mostra a história recente do país.
O Cemitério do Mosteiro de Novodevitch merece ser visitado.

A tabela periódica Dmitri Mendeleiev(1834-1907) – químico russo, criador da tabela periódica dos elementos químicos.

Cineasta russo Andrei Tarkovski (1932-1986), filho de poeta russo. Em 1962 ganha no Festival de Veneza com o filme A infância de Ivan. Outros filmes: Solaris, Stalker, O espelho,Nostalgia, O sacrifício.

Na segunda metade da década de 1930 e e meados da década de 1950 foram erguidos numerosos edifícios em Moscou. Surgiram conjuntos arquitetônicos dotados de imponência e suntuosidade.


















Atrações:
- Kremlin – fortaleza, sede do governo, construção de 1339. Em 1495, governo de Ivan III a construção de muros e torres, igrejas, palácios e a Praça Vermelha. A muralha do Kremlin possui 20 torres, a principal é a Torre do Salvador. Dentre os vários palácios e igrejas, os mais importantes são: Palácio das Facetas, Palácio dos Terems, Grande Palácio do Kremlin (1839-1849) residência dos imperadores russos, Palácio do Arsenal do Kremlin, Palácio Estatal do Kremlin, Palácio de Entretenimento, Igreja da Deposição das Vestes, Catedral da Assunção(Praça das Catedrais), Igreja de Ivan, o Grande; na Praça das Catedrais estão: Catedral da Anunciação, Catedral do Arcanjo São Miguel e Catedral da Dormição. Em 1612 poloneses e lituanos invadem e se apoderam do Kremlin. Em 1812, Napoleão destrói 6 das torres. Em 1917 trabalhadores revolucionários e soldados russos invadem e tomam o poder.

 

                                                Muro do Kremlin


                        Vista da Praça Vermelha e Catedral São Basílio



                                                 Torre do Kremlin




                                                  Catedrais do Kremlin

                                                     

                                                                      

                                               Grande Palácio do Kremlin

                                                 

                                                             Parque do Kremlin











- Catedral de Assunção (Catedral da Dormição) –  local  de  coroação  dos czares,  consagrada  à Dormição da Theotokos (Virgem Maria) que promoveu como protetora de  suas terras. Construída  em 1185-1189.   NOTA:  Dormição de Maria ou Dormição da Theotokos, termo grego ,em  latim,  Kimisis, refere ao ato de dormir. É uma festa Grande Festividade da Igreja Ortodoxa, Antigas Igrejas Orientais e Igreja Católica Oriental que comemora  a  “dormição” ou  morte  de  Theotokos  (Maria,  Mãe de Jesus, significa portadora de Deus), e a ressurreição de corpo e alma aos céus. Celebrada em 15 de agosto e 28 de agosto no calendário juliano.  Coincidem  no  calendário litúrgico, mas a Dormição é celebrada em 15 de agosto nas Igrejas Orientais, Ortodoxa e Católica Oriental, mas a Igreja Católica Romana celebra a assunção.

                             Praça das Catedrais/Catedral da Dormição

                                                   Cúpulas da Catedral do Kremlin

- Praça Vermelha –  a praça separa o Kremlin do bairro histórico de Kitaygorod.






- Catedral de São Basílio – composta por nove capelas agregadas, construída por ordem do Czar Ivan o Terrível, após a finalização da obra mandou arrancar os  olhos  do  arquiteto  para  não  construir outro edifício igual. As cúpulas tem formato de bulbos.  O  nome  da  Catedral  é relativo a construção sobre a tumba de São Basílio, o Bendito. 









- Mausoléu de Lênin - localizado na Praça Vermelha, , líder criador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 

- GUM – centro comercial – ao lado da Praça Vermelha, edifício trapexoidal, arquitetura medieval russa, de aço e estrutura de vidro no terraço, estilo de estações de trem em Londres. Construído sob encomenda de Catarina II. A iluminação é através deenormes clarabóias em carco de ferro e vidro.Nas galerias, sobre as casas de banho deste complexo comercial: inexistência de sanitas, existem buracos no chão, como se tivessem arrancado as sanitas e tivessem deixado ficar as canalizações.



Metrô de Moscou: mais de 180 estações, mais de 300 km de percurso. No inverno, as estações servem como ponto de encontro de amigos e namorados. Com um bilhete único pode-se passar um dia inteiro percorrendo as estações. As mais bonitas estão próximas do centro:
- Plochad Revolutsi e Teatralnaya estão na região do Kremlin e do Bolshoi;
- Maiakovskaya, uma das preferidas dos russos, acesso pela Praça Maiakovski. Inaugurada em 1938 é uma obra-prima, recebeu o prêmio da feira mundial de comércio de Nova York.
- Komsomol’Skaya (1935), painéis pintados sobre cerâmica nas saídas. Tem oito painéis de mosaicos que retratam líderes militares russos e heróis nacionais.
- Teatralnaya (1938) figuras de porcelana representam as ex-repúblicas soviéticas.
- Plochad Revolutsii (1938), as imagens tinham por objetivo reproduzir as figuras da revolução. Tocar o focinho do cão do guarda de fronteiro traz sorte. Até hoje, mesmo os russos mais apressados param e acariciam o cão para atrair bons fluidos.
- Biblioteka Lenina é a única que ainda guarda o nome do líder do proletariado. A estação tem uma imensa pintura de Lênin que é vista de quase todos os ângulos da plataforma.
-  Park Kultury, tem 26 medalhões esculpidos em mármore com as atividades de lazer dos soviéticos, como jogar tênis, esquiar, dançar, cantar e jogar futebol.
- Dobryninskaya reproduz com esculturas de mármore (de Manizer) nas paredes, as cenas de soviéticos pescando e alimentando animais.
- Taganskaya – as figuras em porcelana azul e branca retratam homens das forças armadas, trabalhadores, pilotos, entre outros.
- Novoslobodskaya (1952) – vitrais coloridos que retratam as profissões consideradas intelectuais (geógrafo, pianista, arquiteto, agrônomo, pintor);
- Belorusskaya (1952) – decorada por mosaicos de cerâmica e mármore que prestam homenagem à cultura e à economia da Bielorússia.
-  Kievskaya (1954), os mosaicos contam a história das relações de amizade entre a Ucrânia e a Rússia.
- Kievskaya – 24 medalhões de afrescos sobre fundo dourado que recriam cenas idílicas do povo ucraniano e as boas relações da Ucrânia com a Rússia.
- Dostoevskaya - em homenagem a Fiódor Dostoievski, com mosaicos em tons de cinza e negro que reproduzem cenas violentas de assassinatos e suicídios da obra do escritor russo do século XIX.   Obs.: existem passagens subterrâneas para atravessar as ruas no centro da capital.












                                                      


- Monumento a Pedro I - inaugurado em 1997.





- Catedral de Cristo Salvador – templo da Igreja Ortodoxa Russa, possui cinco cúpulas douradas. Construída pelo Imperador Alexandre em homenagem aos soldados russos mortos nas lutas com Napoleão.

- Rua Arbat – no local, os jovens expressam manifestação artística como: quadros, artesanatos, etc.  

- Convento Novodévitchi - fundado em 1524, Patrimônio Mundial pela Unesco. Conhecido por  abrigar senhoras  das  famílias  russas reais e nobres que tinham sido forçadas a tomar o véu.

                                      Convento Novodévitchi



Monumento memorial à Vitória na Grande Guerra Patriótica (1941-1945) - em comemoração aos 50 anos de aniversário da Vitória do povo soviético na Segunda Guerra Mundial, foi inaugurado o Memorial da Vitória.