sábado, 28 de julho de 2012

HELSINQUE

            Fundada em 1550 nas margens do rio Vantaa, por iniciativa do rei Gustavo I Vasa da Suécia. Foi totalmente destruída durante a guerra sueco-russa em 1713. Após o tratado de paz de 1721 e a construção de uma fortaleza, em 1748, a cidade tornou-se mais dinâmica. A cidade tomou impulso econômico depois de levantadas as fortificações, quando diversas olarias e outras pequenas indústrias foram fundadas.
           
            Em 1812 Helsinque tornou-se a capital. Esteve sob o domínio russo e sueco durante vários anos. Conquistou a independência em 1917 durante a Revolução Russa. Em 1808 um incêndio destruiu a cidade.

            Na Praça do Senado estão localizadas construções famosas: A Catedral e a Assembléia. Helsinque tem o principal porto e centro comercial finlandês. O grande problema local é o congelamento do golfo da Finlândia no inverno. De janeiro a maio, os navios só conseguem atingir a cidade com o auxílio de quebra-gelos.
           
            O país exporta papel, celulose, polpa, metais, manteiga e queijos. Outras indústrias: produtos alimentícios, metais, eletrotécnica, móveis, roupas, química e gráfica.

  



Atrações:
- Catedral Uspenski – maior templo ortodoxo da Escandinávia, resquícios da influência russa.


- Catedral Branca



Monumento de Sibelius – homenagem ao compositor finlandês Jean Sibelius (1865-1957). Encontra-se no Parque Sibelius, no distrito de Töölo.  Uma versão menor do monumento está na Unesco, sede em Paris.




Praça do Senado - de estilo russo, fica no centro da cidade. Localizados na praça a sede da Universidade e a Catedral Luterana.

Mercado do Peixe Kauppatori – mercado de diferentes mercadorias e gastronomia.

 Temppeliaukio Church – igreja escavada na rocha, conhecida por RockChurch.