sábado, 28 de julho de 2012

FINLÂNDIA

 
www.virtual.finland.fi  
www.vn.fi                       
www.finland-tourism.com 

Forma de governo: república
Sistema de governo: misto parlamentarismo/presidencialismo.
Moeda: euro

            Situada no extremo norte da Europa, entre a Escandinávia e a Rússia, é banhada pelo Mar Báltico. A Finlândia está entre os países menos habitados da Europa. Diferentemente da maioria dos idiomas do continente, o finlandês não é de origem indo-européia, mas uraliana, relacionado com o húngaro, o estoniano e o lapão.

Os primeiros habitantes da Finlândia eram caçadores e pescadores árticos, ancestrais dos lapões. A partir do século I, eles foram deslocados para o norte por tribos procedentes da Estônia e da Carélia. Ponto estratégico do comércio báltico, a Finlândia foi palco de lutas entre dinamarqueses, suecos e russos.

Durante a longa era de dominação sueca, o país teve um regime político especial, a Dieta, que lhe concedia autonomia e instituições próprias.

Ao longo do século XVIII, a medida que o poder sueco diminuía, a Rússia aumentou sua influência sobre a região, incorporando partes de seu território. O czar Alexandre I conquistou a Finlândia em 1809. O país se tornou um grão ducado do Império Russo.

Durante os reinados de Alexandre I (1801 a 1825) e Alexandre II (1855 a 1881), a região finlandesa obteve ampla autonomia, com direito a Parlamento e Exércitos próprios. Porém, com Alexandre II (1881 a 1894) e Nicolau II (1894 a 1917), foi intensificado o processo de “russificação” da Finlândia, que perdeu as liberdades políticas.

O governo russo originado da revolução de fevereiro de 1917 restabeleceu a autonomia finlandesa. A medida, contudo, não satisfez aos nacionalistas. Em dezembro de 1917, após a Revolução de Outubro na Rússia, a Finlândia proclamou a independência.

Em pouco tempo eclodiu uma guerra civil pela disputa de poder. De um lado estava o Partido Social-Democrata (PSD), os vermelhos; e de outro, a guarda cívica, os brancos. A guerra terminou com a vitória dos brancos e com a adoção de uma Constituição democrática. Em 1919, Kaarlo Juho Stahlberg tornou-se o primeiro presidente.

Entre 1939 e 1940, os finlandeses se opuseram às ambições soviéticas e lutaram contra o Exército Vermelho. Com a vitória soviética, os finlandeses perderam grande parte do território. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Finlândia permitiu que as tropas alemãs ocupassem seu território para facilitar a invasão nazista na URSS.

Durante a Guerra Fria os presidentes Juho Kusti Paasikivi (1946 a 1956) e Urho Kaleva Kekkonen (1956 a 1981) aplicaram uma política de neutralidade.

Em 1948, foi assinado um pacto de amizade soviético-finlandês e, dois anos depois, um acordo comercial e de segurança mútua. Foi uma limitação política e econômica para a Finlândia, único país europeu capitalista a dividir fronteira com a URSS.





 
Sob a presidência de Mauno Koivisto (1981 a 1994), a Finlândia solicitou o ingresso na União Européia, na mesma época em que acompanhava o desaparecimento da União Soviética. A desintegração do gigante vizinho prejudicou a economia finlandesa, a URSS absorvia mais de 25% das exportações, bem como as relações exteriores.

Em 1995 efetivou a entrada na UE, o país deu sinais de crescimento econômico.

O país explora principalmente o cobalto e cromo, como também o zinco, chumbo, níquel, titânio, ouro e prata. Com baixo índice de minérios energéticos, o país importa petróleo, carvão, gás e urânio. A agricultura é pouco representativa.

Predomina a religião evangélica luterana em 95% da população. A taxa de crescimento da população é a mais baixa entre os países nórdicos. Dispõe de dois grandes recursos naturais: a madeira e os minérios. Destacam-se pinheiros e abetos.

A cruz da bandeira é similar à da Suécia, país do qual fez parte. O azul representa os lagos do país e o branco, a neve dos longos invernos.

A Finlândia é um país de tradição automobilística. No campeonato de rali, os pilotos finlandeses ganharam mais da metade dos Mundiais disputados a partir de 1977.

Compositor: Jean Sibelius (1865-1957).

A tradição diz que Papai Noel mora na Lapônia finlandesa, onde prepara os presentes natalinos.

A companhia finlandesa NOKIA é a líder mundial na fabricação de aparelhos celulares. A empresa atraiu milhares de finlandeses, que deixaram as regiões de origem, no norte e no oeste, para se integrarem  ao quadro de funcionários da empresa.





 
Em 1906, a Finlândia se tornou o primeiro país europeu ao direito de voto às mulheres. No mundo, apenas as neozelandesas, em 1893, e em 1901, as australianas puderam eleger seus governos antes das finlandesas.

Em 1913, foi a Noruega, em 1915, a Dinamarca e Islândia.

Em 2002, Tarja Halonem torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo da presidência do país.