sexta-feira, 27 de julho de 2012

OSLO

                               
No significado da palavra Oslo, duas interpretações são prováveis: a primeira seria a  derivação do nórdico antigo, surgido do nome de uma grande “quinta” que existia no local. A segunda, conforme estudos linguísticos, consideram que Oslo significa “o prado ao pé do morro”, devido a um antigo sítio de culto pagão que seria o prado consagrado aos deuses.

A cidade foi fundada pelo rei Harald III, cerca de 1050. No século XIII esteve sob domínio da Liga Hanseática.

Em 1624 foi destruída por incêndio. Com o rei Christian IV da Dinamarca a cidade foi reconstruída e passou a se chamar Christiania em homenagem ao rei. Época em que os dois países estavam unificados sob a mesma coroa

O status de capital teve fim com a união da Noruega à Dinamarca, pois o poder centralizou-se em Copenhague, além de ter sido destruída por um incêndio. Em 1814 a cidade passou a ser a capital. Em 1349 a peste negra atingiu a Noruega, houve a decadência. Vários incêndios destruíram objetos arquitetônicos, muitos edifícios eram inteiramente de madeira.

Após a Grande Guerra do Norte, no século XVIII a cidade cresceu e Christiania se transformou num porto comercial importante.
           
            Oslo situa-se à beira de imensa baía, dentro do fiorde de Oslo, o Oslofjorden, região cercade de ilhas, lagos e florestas. Localizada aos pés de Akersus, fortaleza de mais de 700 anos. Durante a segunda guerra mundial os alemães ocuparam Oslo.  

Atrações:

Museu das Embarcações Vikings (Vikingskipshuset) – diversos barcos vikings que foram escavados, pertence a Universidade de Oslo.



Parque Frogner – exposições e atividades ao ar livre, neste Parque fica o parque e esculturas de bronze e granito de Gustav Vigeland (1869-1943). As esculturas representam a existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade etc. Na saída principal existe a escultura de quatro velhos levantando uma criança, que segundo Vigeland, é um símbolo de eternidade.





Prefeitura (Rathaus) - considerada um marco arquitetônico, tem significado histórico e simbólico como representante símbolo do norueguês. Neste local acontece a cerimônia anual do Prêmio Nobel da Paz, realizado em 10 de dezembro, no aniversário de Alfred Nobel. Em 2000, neste prédio, o carrilhão foi ampliado, composto por 49 sinos de bronze de diferentes tamanhos que chegam a pesar 4000 quilos.

Museus Fram e Kon-Tiki

Museu do Munch - inaugurado em 1963, abriga as obras de Edvard Munch.

Fortaleza Medieval de Akershus – construção iniciada cerca de 1290, no reinado de Haakon V da Noruega.

Catedral de Oslo - construída no século XII.