sexta-feira, 27 de julho de 2012

ESTOCOLMO

                               

         O termo Estocolmo provém de dois nomes: stock, significa tronco de madeira e holm significa ilhéu. O nome da cidade é considerada como "ilhéu dos troncos". Conhecida também como "cidade entre as águas", "cidade entre as pontes", ou "cidade sobre a ilha". Localizada sobre 14 ilhas, no lago Mälaren. Fica sobre as penínsulas, o arquipélago do lago Mälar e à beira do Mar Báltico. Construída sobre as ilhas e pela beleza, foi apelidada de “Veneza do Norte”.

         Fundada por volta de 1250. Fundada por Birger Jarl, com a intenção de proteger a Suécia das invasões marítimas de navios estrangeiros.

         No século XVI a importância consolidou-se com a independência da Suécia, conquistada em 1523, por Gustavo Vasa.

         Em 1520, antes da separação da Suécia, a cidade sofreu um massacre. Em 1523, Gustavo Vasa adquire o poder, houve crescimento e a cidade prosperou. Em 1710 ocorreu a peste bubônica, houve estagnação no nível econômico e cultural.

        O rei Gustavo III conseguiu retomar o crescimento, a Ópera Real foi construída, houve impulso cultural e artístico.


         Como participante da Liga Hanseática, a cidade adquiriu importância. As atividades comerciais eram dominados pela Hansa, antiga liga de comerciantes alemães.

         Tornou-se importante centro comercial devido a exportação dos produtos nacionais: ferro, cobre e alcatrão.





Atrações:

Gamla stan – cidade velha, do século XIII composta de becos medievais, ruas com pedra e antiga arquitetura. Stortorget, praça grande, rodeada de casas antigas de comerciantes e a antiga bolsa de valores. Em 1520, suecos foram masacrados pelo rei Cristiano II da Dinamarca. A guerra civil e a revolta conduziram à dissolução da União de Kalmar, com a posse de Gustavo I da Suécia ao trono. A muralha original abrangia a área central elevada da cidade velha. Incêndio em 1697, nas torres.
           Prefeitura (Stadshuset) – edifício arquitetônico imponente, destaque dos tijolos vermelhos à vista, sobre o qual há uma torre maciça que termina com o símbolo nacional sueco: as três coroas douradas. É a sede dos Prêmios Nobel. O saguão interno, conhecido como Saguão azul, por ter sido projetado nesta cor. Local onde se realiza a cerimônia de entrega dos Prêmios Nobel. Outras áreas interessantes: Sala do Conselho Municial, o Arco dos Cem e o Salão Dourado. Esta é uma sala de banquetes decorada com milhões de lajotas de vidro e ouro. A torre do edifício possui 106 metros com vista da cidade.





            Kungstradgarden - (Jardim do Rei) – parque no centro de Estocolmo.
           
            Ópera Real -  inaugurado em 1780, pelo rei Gustavo III.
           
            Palácio Real de Estocolmo -  residência oficial e o maior de todos os palácios reais do Monarca da Suécia.
            
            Museu Vasa – dedicado ao Vasa, um navio de guerra sueco construído e naufragado em 1628. Durante tres anos, centenas de operários, marceneiros, serralheiros e outros profissionais trabalharam utilizando toneladas de madeira de carvalho para realizar o sonho presunçoso do rei Gustavo II Adolfo, um veleiro gigante, o maaior de sempre, um mastro com mais de 50 metros de altura, 64 canhões e centenas de estátuas pintadas e douradas. Ao ser lançado ao mar, percorridos 1300 metros, o vento começou a soprar nas velas, inclinou-se e m pouco tempo foi ao fundo. Depois de muitos anos foi resgatado e colocado na superfície, restaurado e protegido, o museu foi inaugurado em 1990, reconstruída a embarcação.